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Fotos do espetáculo: A Nova Velha Escola
Direção Pépe Sedrez – Texto e Assistente Tamara West+
Com Amelie Longen Grutzmacher, Ana Luiza Cornejo Salinas, Ana Luiza Steinert Piva, Emily Gabrieli Zabel Mansoto, Evelyn Isabeli Zabel Mansoto, Hauanny Maria Zimmermann Vargas, Helena Goularte Krost, Lara Luzia Steinhauser, Luiza Reis Scheeffer, Maria Clara Voltolini, Sofia Laura Possamai e Valentina Canali Abdala José
Sinopse:
Será que estamos aprendendo de verdade ou só nos transformando em executoras de tarefas, obedientes, dóceis e disciplinadas? Regras são regras e o mais importante é dar o exemplo? Hoje a voz é das meninas. Somos alunas, vivemos para aprender e não temos todas as respostas. Só temos a certeza de que nada é impossível de mudar.
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Fotos do espetáculo: MãoComMão
Direção Sabrina Marthendal – Assistente Vanessa Martins+
Com Ana Clara Goularte Krost, Ana Luiza Santana da Silva, Lise Emanuelly Corrêa Minela, Maria Clara Vicenzi Krueger, Maria laura Vicenzi Pereira da Costa, Otto Schmitt Beck, Rafaela Corrêa Fernandes e Thalyta Campos do Carmo
Sinopse:
Ficou sabendo? Hoje uma borboleta morreu. Foi.
Ventanias, tempestades, terremotos, vulcões, deslizamentos, maremotos, tornados, tsunamis, poluição… Tanta coisa! E o galo continuou cantando. Mesmo.
É o movimento do mundo, cada vez mais rápido, cada vez mais forte. Tá sentindo? Daqui a pouquinho já é depois, e de repente até isso já era.
O vento sopra e tudo passa.
Me dá a mão? A gente enxerga melhor quando está assim, de mãos dadas.
Foto: Luís Kriewall
Em breve, mais fotos..
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Fotos do espetáculo: Fogueira
Direção Pépe Sedrez – Assistente Fernanda Diniz+
Com Andressa Lopes Costa, Bianca Heusser, Clara Marcarini Micheluzzi, Fatima Deretti, Flávia Melo Reinert, Gianini Maria Morastoni, Juliano Dorow Darosi, Robson Fabiano Soares e Vanessa Martins
Sinopse:
Queimadas na fogueira, queimadas na história, diariamente ainda sendo queimadas, nós, as que foram estupradas porque mereciam, porque provocaram, porque “também, com uma roupa dessas”… As ferradas e mal pagas, literalmente mal pagas, ainda que trabalhando numa mesma função que um macho, as que não merecem ser respeitadas, as não recatadas, as que nunca aprendem a calar a boca, as que pariram e as que abortaram sem a permissão de Deus e do Estado… Nós não pedimos licença e nem pedimos desculpa. Nós ocupamos este espaço e agora nós vamos falar.
Foto: Luís Kriewall
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Fotos do espetáculo: O que não cabe mais
Prof. Sabrina Moura – Direção Coletiva – Assistente: Diones Rafael Silva+
Com Alessandra Daniele da Silva Boos, Anatana Martins, Andrea Becker Delwing, Angie Rodrigues, Beatryz Deschamps Werner, Diether Hoffmann, Fabricio Theiss, Felipe Mateus Nardelli, Gilberto Grubert, Morgana Otto Carline, Raquel Cristina Bufarah Tommasi, Regina Verissimo Duncan Goularte e Tatiane Caroline Mette
Sinopse:
Visão. Vísceras. Psique. Pele. Tato. Excremento. Voz.
Partes desse Corpo-Lar, morada nossa.
A ruína da casa levará à morte do corpo?
Artérias, memórias e veias entrecruzadas
em cada cômodo.
Será o fim do amor?
Uma dissecção desse Corpo-Lar.
Humanos ou máquinas
extirpando o que não cabe mais
Foto: Luís Kriewall
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Fotos da peça de estréia: A Menina e Sua Sombra de Menino
Veja a galeria de fotos da estréia da 21a Mostra Carona de Teatro, que aconteceu no dia 9.+
Espetáculo Convidado – Classificação livre
Sinopse: Você parece um menino! Você parece uma menina! Ela gosta de brincar de carrinho e de boneca. Ele gosta de brincar de bambolê e de futebol. Mas de tanto os outros criticarem o seu jeito autêntico, um dia ela percebe que sua sombra é de um menino. E isso ela não quer!
Ela só quer o direito de ser ela mesma. Afinal, o que são “coisas de menino” e “coisas de menina”? Montagem teatral inspirado na obra “A história de Júlia e sua sombra de menino” de Christian Bruel.
Ficha Técnica:
Direção Pépe Sedrez – Com Leandro Magalhães e Paula Bittencourt
Realização: Malagueta Produções
Foto: Luís Kriewall
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Cia Carona premiada pela ACLA
ACLA entregará no dia 07/12 a Medalha Waldir Brazil para a Personalidade de 2018 nas “Artes Cênicas” – CIA CARONA DE TEATRO.+
2015 – Hilotas
A Cia Carona de Teatro é um coletivo cênico estável com sede em Blumenau, fundada em 1995. A dinâmica interna da Cia Carona, construída ao longo desses 23 anos, segue a lógica do coletivo e colaborativo. Seus integrantes desenvolvem atividades de pesquisa e produção de espetáculos cênicos, além do ensino de teatro. O foco de sua pesquisa é o trabalho do ator, buscando transformar em matéria concreta todas as provocações que o jogo da cena propõe. Estuda elementos pré-expressivos, o sentido nas ações, o desbloqueio corpóreo-vocal, explora o movimento/gesto/ritmo no tempo-espaço da encenação.
Propõe a reflexão permanente sobre o fazer teatral contemporâneo e encontra lugares de (des)construção das potencialidades físicas. Esta pesquisa continuada visa ampliar as possibilidades técnicas e criativas de cada ator/atriz, quebrando suas resistências psicofísicas e encontrando o sentido em suas ações: “trabalhar sobre si mesmo”, usando termo de Constantin Stanislavski, explorando, simultaneamente, outras vertentes do fazer teatral, como o treinamento vocal, dramaturgia do ator, estética, plasticidade e musicalidade de maneira grupal e colaborativa. O grupo aceita os riscos de jogar com as possibilidades contemporâneas da cena, abordando temas como poder, perda, sexualidade, solidão, quebra de preconceitos e etc.
Percorreu vários estados, apresentando-se nos mais importantes festivais e mostras de teatro do país, destacando dentre estes: Fit – São José do Rio Preto, Filo – Londrina, Porto Alegre em Cena, Rio Cena Contemporânea, Festival de Curitiba (Fringe e Mostra Oficial), Fitub – Blumenau, Fenatib – Blumenau, Floripa Teatro, Sesc Em Cena Catarina (em 2002 com Os Camaradas e 2018 com Das Águas), Mostra Sesc Cariri, Palco Giratório Sesc Nacional 2003, com Os Camaradas (RJ, BA, AL, PE, CE, PB, MA, MT, DF).
Em 2004 foi escolhida para administrar a escola de teatro do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Nasceu então a Carona Escola de Teatro, o braço didático-pedagógico da Cia. “Encontramos no ensino-troca uma maneira de fortalecer o diálogo, a escuta e a organização de pensamentos em coletivos, do simples ‘pensar junto’ à formação de uma rede de alunos-atores-espectadores. Tudo isso buscando ampliar nosso pensamento político-social-artístico e, obviamente, crítico. E abrirmos espaço para estes pensamentos e vozes ecoarem em nossos processos de criação artística”, diz o seu diretor Pépe Sedrez. Atualmente a Cia conta em seu repertório ativo com os espetáculos A Parte Doente, Das Águas e É Tentando que se Desiste, além da contação de história Como Nasceu a Alegria.
Publicado originalmente no Facebook da Acla
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18ª Mostra EmCenaCatarina chega a São Miguel do Oeste, Xanxerê, Joaçaba e Caçador, de 17 a 22/09
A terceira etapa da 18ª Mostra EmCenaCatarina – maior projeto estadual de circulação de espetáculos de artes cênicas – acontece em São Miguel do Oeste (17 a 19/09), Xanxerê (18 a 20/09), Joaçaba (19 a 21/09) e Caçador (20 a 22/09). Em cada município são três dias de consecutivos de programação, com apresentações gratuitas seguidas por roda de conversa, em que os artistas compartilham um pouco da sua pesquisa e dialogam sobre as temáticas abordadas em cena, com a mediação de um convidado em cada local.+
A abertura será com espetáculo “Clov´s O Internacionável”, com a Cia. Teatro Lá Nos Fundos (de Criciúma). Nos outros dias se apresentarão os espetáculos que estão em turnê por todo o Estado: “Das Águas”, da Cia Carona de Teatro (de Blumenau) e “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela (de Criciúma).
CLIQUE AQUI para conferir a programação detalhada.
O espetáculo teatral “Clov´sO Internacionável” envolve o público durante os 55 minutos de apresentação. Clov’s, interpretado por Fabiano Peruchi, faz da plateia um personagem essencial para a condução do espetáculo. “É um palhaço que se acha muito famoso e importante, mas a plateia, logo no início, identifica que não é nada disso. A exibição inclui uma grandiosa execução musical, parte integrante da apresentação de sua última turnê mundial. Entre a interação com a plateia e jogo cênico, Clov’s, de forma lúdica e cheio de humor, transforma sua exigência no mais risível dos ridículos. (Classificação Livre)
No segundo dia de programação sobe ao palco o espetáculo dramático “Das Águas”, da Cia Carona, resultado da pesquisa promovida pelo grupo, tomando como ponto de partida uma hipotética situação onde “a chuva não para”. Qualquer semelhança com a realidade local, de tantas enchentes ao longo da história de Blumenau e região, é pura interdependência, já que todos os integrantes têm histórias a respeito desses dias de lama. Mas, não se resume a uma história local, é água que corre mundo afora. O espaço cênico onde “Das Águas” se desenrola é uma arena total, dispondo o espectador muito próximo deste afogamento. (Classificação partir de 12 anos).
O encerramento da mostra é com a peça “Para ContarEstrelas”, do Grupo Cirandela. Na trama, os “Guardadores de Tempo”, são dois seres atemporais e imaginários, que viajam pelo universo em busca de capturar todos os tipos de tempo. Em cada lugar que aportam, o procedimento padrão ditado pelo seu patrão, o relógio, é realizado e assim um novo tempo é capturado. (Classificação Livre).
Espetáculos selecionados 2018:
Há 18 anos na estrada, a Mostra EmCenaCatarina fomenta e valoriza a cultura local. A cada ano, são escolhidos para compor o circuito trabalhos de grupos e/ou artistas catarinenses, podendo ser espetáculos ou performances de teatro, circo ou dança.
Em 2018, os espetáculos “Das Águas”, da Cia Carona de Teatro, de Blumenau e “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela, de Criciúma foram os selecionados pelo Sesc para percorrer o Estado. Nesta edição, o Sesc aprofundou o olhar sobre os diferentes públicos e produções artísticas do Estado, com uma novidade: a seleção de outros seis espetáculos para a abertura da mostra em cada uma das etapas. Desta forma, amplia a participação de artistas catarinenses no projeto e valoriza as diferentes potencialidades de cada localidade. Por região, circulam os trabalhos: “Poses para (não) esquecer”, de Heloísa Marina (de Florianópolis); “Visagem”, da Cia ContaCausos (de Chapecó); “O Segredo de Giselle”, com a Palhaça Barrica (de Chapecó); “Clov´s O Internacionável”, da Cia. Teatro Lá Nos Fundos (de Criciúma); “#Mergulho – Experiência teatral para crianças”, da Eranos Círculo de Artes (de Itajaí); e “Provisoriamente não cantaremos o amor…”, com a Traço Cia de Teatro (de Florianópolis).
A curadoria foi formada por: Prof. Dr. Nini Beltrame (Udesc), Melize Deblandina Zanoni (Técnica de Cultura e Educação Complementar do Sesc Balneário Camboriú), Elizandra Prestes (Gerente do Sesc Ler Tijucas), Emanuele Weber Mattiello (Analista de Programação Social do Sesc-SC). Foram recebidas 133 propostas, provenientes de 21 municípios catarinenses e selecionados oito trabalhos. Todas as propostas foram recebidas através da Plataforma IdCult.Sesc conforme regulamento público.
+ Sobre os espetáculos (sinopses, fichas técnicas, classificação indicativa):
“DAS ÁGUAS”, DA CIA CARONA DE TEATRO, DE BLUMENAU
https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina-das-aguas
Vídeo teaser: https://www.youtube.com/watch?v=XS-qW1B94Qw
“PARA CONTAR ESTRELAS“, DO GRUPO CIRANDELA
https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina-pra-contar-estrelas
Vídeo teaser: https://youtu.be/r8l5ZgXdMyg
“CLOV´S, O INTERNACIONÁVEL”, DA CIA TEATRO LÁ NOS FUNDOS
https://sesc-sc.com.br/site/agenda/emcenacatarina-clovs-o-internacionavel
Vídeo teaser: https://www.youtube.com/watch?v=mpzdlqWM7bI
Fonte: SESC
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Palcos de Blumenau recebem artistas de outros Estados e países para o Fitub
Técnicos, diretores e atores são as caras que movem o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau
Jean Laurindo
jean.laurindo@somosnsc.com.br
A Blumenau dos traços germânicos e sobrenomes carregados de consoantes recebe por oito dias diferentes rostos e sotaques de todo o país e até da América Latina. Atores, diretores, técnicos e produtores culturais vêm à cidade para acompanhar as mais de 30 atrações do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub). Na bagagem, os participantes trazem o suficiente para passar uma semana no município e muito entusiasmo para conhecer as peças e trocar experiências com artistas de diferentes grupos.
O argentino Federico Guillermo Flotta, o Fred, já conhecia esse clima de troca de experiências do Fitub. Ele participou três vezes do festival como técnico de iluminação de espetáculos de uma universidade de Buenos Aires. No ano passado, não estava envolvido em nenhuma peça selecionada e ficaria de fora. Foi quando recebeu um convite para trabalhar como voluntário. Ficou no alojamento dos atores, na Furb, e participou da montagem dos espetáculos no Teatro Carlos Gomes.
Este ano, foi lembrado de novo pelos amigos da coordenação do festival. Desta vez está em hotel, mas Fred passa os dias mesmo nos palcos, auditórios e corredores do teatro. Tudo para conhecer pessoas, aprender e conhecer coisas novas que poderá aplicar na montagem de iluminação dos palcos argentinos quando retornar para casa.
– É um festival universitário, mas muito profissional. A estrutura de som, luz. Você conhece as peças de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Florianópolis. Os técnicos têm um trabalho incrível, não somente pela estrutura, mas também pelo jeito, pelo cuidado com cada espetáculo, que tem que se adaptar ao espaço – conta Fred, que é professor de História e de Cenografia.
FITUB
A argentino Fred é técnico de iluminação e vai para sua quarta participação no Fitub
Foto: Luís C. Kriewall Filho / Especial
Diego Abegão e Vinícius Amorim, ambos de 24 anos, vieram de Ouro Preto (MG) e participam pela primeira vez do festival. Eles são do grupo Anticorpos Investigações em Dança e conheceram o festival por indicação da iluminadora da peça, Daniele Viola, que é de Florianópolis. Eles se apresentaram duas vezes no palco do Fitub no fim de semana. O espetáculo une os conceitos de teatro e dança e têm os dois atores nus em praticamente toda a peça.
Troca de experiências
Vinícius conta que sentiu certo hiato na plateia e também percebeu um conservadorismo na cidade. No entanto, ele se diz ansioso para a análise da peça, marcada para hoje, para entender e debater as reações do público. Fora do palco, o grupo também aproveitou para assistir montagens de diferentes vertentes como “O Auto da Compadecida” e “Coro dos Maus Alunos”, de grupos de Floripa, e Os Negros, de Minas Gerais.
– A gama de linguagens dos espetáculos tem muita diversidade. A troca de conhecimento é sempre enriquecedora e o espaço de conversar sobre teatro é um ponto alto do festival – conta Diego.
Grupo paulista volta após sucesso em 2016
FITUB
Grupo de Teatro de Gomorra veio de São Paulo após elogios e prêmios em edição passada
Foto: Luís C. Kriewall Filho / Especial
Há dois anos, o Grupo de Teatro de Gomorra, da Universidade de São Paulo (USP), participou pela primeira vez do Fitub com o espetáculo Corpus. A peça foi eleita a melhor do festival – foi o último ano com premiação – e o melhor conjunto de atores, além de ter recebido muitos elogios ao longo daquela edição. Este ano, os oito integrantes do grupo voltam a Blumenau, desta vez com a produção “Agonia da Morte das Fadas”. Para a atriz Maria Fernanda Machado, o festival de dois anos atrás ajudou a entender a potência do que o grupo estava produzindo e, por isso, o Fitub ganhou um sabor especial para todos os integrantes. O diretor e dramaturgo Ewerton Correia, 24 anos, vai na mesma linha da colega.
– A primeira vez foi muito importante para a nossa trajetória. De certa forma validou nosso trabalho porque era uma linguagem experimental. Além de apresentarmos nosso trabalho, é também uma troca de experiências que não acaba. A gente vai se alimentando do que é produzido em outras universidades para disseminar o que viu aqui quando voltar – conta o diretor.
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SHOW NACIONAL “SIMPLESMENTE ELIS” CHEGA A BLUMENAU NO DIA 9 DE AGOSTO
Canções, reverência e emoção. No dia 9 de agosto, Blumenau recebe o espetáculo nacional Simplesmente ELIS – Show Tributo. O musical é uma homenagem a Elis Regina, uma das mais importantes cantoras e intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB), que marcou as décadas de 1960 a 1980, com sua voz inigualável. Com classificação etária livre, o evento ocorre às 20h30min, no Auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes, e os ingressos já estão à venda no local ou pelo www.portalticket.com.br+
Idealizado pelos empresários Valéria Nani e Valter Nogueira, da NN Produções Artísticas, Simplesmente ELIS – Show Tributo nasceu do desejo dos empresários e dos fãs em homenagear a eterna voz do Brasil. O show conta com músicos consagrados: Didi Gomes (voz), Willians Alves (arranjos e teclado), Samuel dos Santos (guitarra e violão), Marcio Furtado (baixo), Thiago Sonho (bateria) e André Rass (percussão).
O repertório do musical, minuciosamente selecionado, foi todo arranjado pelo maestro Willians Alves, e conta com canções clássicas como Vou Deitar e Rolar, O Bêbado e a Equilibrista, Arrastão e Como os Nossos Pais. “O espetáculo leva a uma fascinante viagem através da música. Relembra os sucessos imortalizados pela voz marcante da Pimentinha. A cantora paulista Didi Gomes sobe aos palcos por todo o Brasil agraciando o público com seu talento, que tem conquistado admiradores e seguidores por onde passa, devido ao seu timbre de voz (reconhecido pela crítica) ser semelhante ao de Elis. Um trabalho realizado com profissionalismo e todo respeito à cantora”, explica Valéria Nani.
“Por onde passa, o musical é aclamado pelo público. Com alto nível técnico, o espetáculo comove, emociona, a plateia e fãs de Elis. Trazer um show desse nível a Blumenau é manter o nosso propósito de fomentar a arte e de reunir pessoas em torno dela”, comenta Josué Maçanero, à frente da Produtora Cult.
Elis Regina, conhecida por sua competência vocal, musicalidade e presença de palco, é considerada por muitos críticos a melhor cantora popular do Brasil. Todas essas qualidades colocaram Elis na história como uma das mais importantes cantoras e intérpretes brasileiras. Elis Regina nasceu em Porto Alegre (RS), em 17 de março de 1945, e morreu em São Paulo (SP), em 19 de janeiro de 1982.
SERVIÇO
Simplesmente ELIS – Show Tributo, em Blumenau
Dia 09 de agosto, quinta-feira, às 20h30
Auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes (Rua XV de Novembro, 1181, Centro)
Ingressos: R$ 100 (inteira), R$ 50 (meia-entrada e Clube NSC), PROMOCIONAL antecipado R$ 50, à venda na secretaria do Teatro ou pelo www.portalticket.com.br
Duração: 2h
Classificação etária: livre
Realização: www.produtoracult.com.br
FICHA TÉCNICA
Idealização: Valter Nogueira
Produção executiva: Valéria Nani
Voz: Didi Gomes
Arranjos e teclado: Willians Alves
Guitarra e violão: Samuel dos Santos
Baixo: Marcio Furtado
Bateria: Thiago Sonho
Percussão: André Rass
Texto: Nane Pereira
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Férias é conhecimento
PERÍODO DE FÉRIAS ESCOLARES TAMBÉM É ÉPOCA PARA BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS+
Julho é considerado por muitos um mês de descanso e diversão em função das férias escolares. Mas, tem também quem aproveita o momento para buscar novos desafios e aperfeiçoamento profissional. O Teatro Carlos Gomes possui três escolas, de dança, música e teatro. E neste período de recesso, muitos professores aproveitam para participar de cursos, palestras, workshops, festivais e até mesmo eventos internacionais, alguns deles juntos com os alunos. “Buscar a renovação contínua é sempre muito importante. Afinal, aprender nunca é demais. E vemos isso muito forte entre os professores das nossas escolas. Mesmo com a correria do dia a dia estão sempre atualizados para passar o melhor aprendizado para os nossos alunos”, comenta Elisete Beck, diretora do Teatro Carlos Gomes.
Para as professoras do Pró-Dança de Blumenau, Nova York é o destino da vez. Durante 11 dias as professoras Michelle Nicoletti e Luca Martins estarão na cidade ao lado das alunas de três turmas de sapateado (teen, avançado e Cia) para o Festival “Tap City”. Durante a viagem, momentos de aprendizado e troca de conhecimento em aulas com os melhores professores do mundo neste gênero e aulas avulsas nas melhores escolas da cidade, estão no roteiro. Além de dois grandes momentos: apresentações no Teatro na Broadway e na Times Square.
Carolina de Almeida Coelho Wachholz, coordenadora do departamento de musicalização infantil, e professora de Musicalização para Bebês e Musicalização I na Escola de Música também aproveitou o momento. No início deste mês, durante três dias, ela esteve em São Paulo para participar de um curso com o renomado Iramar Rodrigues. O profissional que veio de Genebra, ministrou mais uma edição da Oficina de Rítmica de Dalcroze. Voltada para professores de música, de instrumentos, de dança e artes corporais, busca estudar a música pelo movimento, sendo essa uma das cinco pedagogias da música.
Já os professores da Carona Escola de Teatro estarão em uma imersão de conhecimento e troca de experiências em mais uma edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, Fitub. Os profissionais, que participam ativamente dentro do evento, aproveitam o momento para incentivar e convidar os alunos para vivenciarem esse período, participando de oficinas, rodas de conversas e assistindo os espetáculos. Fábio Hostert é o coordenador do Fitub e Pépe Sedrez faz parte da curadoria, os outros professores também estão envolvidos em outros setores e participam da organização do festival.
O momento agora é de buscar aperfeiçoamento e conhecimento, mas no próximo mês as atividades retornam normalmente. As matrículas para todas as escolas estão abertas. Para garantir os estudos na área cultural em 2018 entre em contato com as escolas do Teatro Carlos Gomes e saiba mais.
Texto: Camila Tibes