A CARONA ESCOLA DE TEATRO

ACESSE: Inscrições e informações

Carona Escola de Teatro – Teatro Carlos Gomes

A Carona Escola de Teatro, fundada em 2004 pela Cia Carona de Teatro, em Blumenau (SC), tem como propósito principal proporcionar uma vivência teatral profunda e transformadora. Longe de se limitar à mera transmissão de informações ou ao clichê de que “teatro é cultura”, a escola valoriza o teatro como a arte da presença, diferenciando-o de outras expressões artísticas como o cinema e a televisão. O foco está na relação única que o teatro estabelece entre ator e público, em um espaço compartilhado onde a experiência ocorre ao vivo e em tempo real.

A proposta pedagógica da escola está ancorada no equilíbrio entre técnica e criatividade. O domínio corporal, essencial para ações precisas e expressivas, é desenvolvido em paralelo à criatividade, garantindo que o ator iniciante não se perca em gestos arbitrários ou se limite a um mecanicismo estéril. Ao apropriar-se da linguagem cênica, o aluno adquire a capacidade de interpretar o mundo e expressar sua visão de forma única, conectando arte e vida.

Inspirada pela trajetória da Cia Carona, que acumula quase 30 anos de experiência no cenário teatral brasileiro, a escola trabalha para cultivar no aluno-ator o domínio técnico do corpo e o estímulo à criatividade. Essa abordagem permite que os alunos se expressem de maneira autêntica, desenvolvendo um olhar crítico e interpretativo sobre o mundo.

Objetivos

  • Geral:
    Oferecer à comunidade de Blumenau e região um curso livre de teatro que preze pela excelência do ensino, capacitando os alunos a exercerem com competência o ofício da criação e atuação teatral.
  • Específicos:
    • Proporcionar aos estudantes a experiência prática do fazer teatral, desde os ensaios até as apresentações;
    • Atender às necessidades de alunos com pouca ou nenhuma experiência, valorizando tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional;
    • Oferecer prática com foco nos movimentos contemporâneos do teatro, ou em diferentes períodos teatrais de acordo com encaminhamentos de cada ano letivo; 
    • Estimular a criação de novos grupos teatrais, incentivando a produção cultural na cidade e região;
    • Contribuir para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva sobre o teatro, consequentemente sobre nosso entorno social;
    • Proporcionar a possibilidade de registro profissional, em parceria com o SATED-SC.

A Vivência Teatral

Por meio de práticas como o Intercenas (apresentação de experimentos e intercâmbio entre as turmas), os Ensaios Internos (apresentações para professoras/es e turmas, seguidas de análises) e as Mostras dos Espetáculos (uma aberta para público em geral e outra para público específico), os alunos vivenciam todas as etapas do processo teatral, do aprendizado técnico às apresentações públicas. Essa abordagem integradora não apenas fortalece a técnica e a criatividade dos alunos, mas também promove a compreensão do teatro como arte relacional, em constante diálogo com o público e a sociedade.

O conteúdo programático reflete essa filosofia, unindo técnica, criatividade, experiência de palco e reflexões críticas para formar artistas capazes de transformar a si mesmos e o mundo ao seu redor por meio do teatro.

Estrutura do Curso

O curso de teatro é organizado em dois semestres, cada um com objetivos e etapas, sempre respeitando as características e necessidades de cada grupo. O processo criativo é pensado para integrar o desenvolvimento técnico com vivências práticas e reflexões críticas, culminando em eventos como o Intercenas e a Mostra Carona de Teatro.

Cada semestre tem uma abordagem específica: o primeiro foca na construção de uma base coletiva e no desenvolvimento de habilidades fundamentais; o segundo aprofunda essas criações, organizando-as em montagens que dialogam com o público.

Carga Horária (100h)

Aulas regulares: 80 horas (2 horas por semana);

– Atividades complementares: 20 horas.  (Intercenas 5h, Ensaio Interno 5h,  Mostra Carona de Teatro 6h), Ensaios Extras 4h. Dependendo da disponibilidade da turma pode haver uma apresentação extra, o que acarretaria em ainda maior carga horária.

Completando carga horária total de 100 horas para o curso anual.

Conteúdo Programático Geral

Nosso conteúdo programático é uma base flexível, moldada pelas características únicas de cada turma, suas realidades e anseios. Valorizamos profundamente o processo criativo, entendendo que a efemeridade da arte teatral, somada ao material humano como principal instrumento, é o que torna cada jornada única e transformadora. Essa abordagem contemporânea prioriza o aprendizado coletivo, a pesquisa contínua e o desenvolvimento individual, reconhecendo que o verdadeiro valor do ensino teatral está no percurso, e não apenas no resultado final.

Primeiro Semestre: Descoberta e Estruturação

O foco está na descoberta do universo teatral e na criação de uma base sólida de percepção, improvisação e criação cênica. As aulas incluem jogos, dinâmicas e exercícios que estimulam a criatividade e a interação grupal, culminando no Intercenas, um evento interno que permite aos alunos apresentarem experimentos iniciais e receberem retornos dos participantes.

Etapas e Conteúdos:

  1. Semanas 1 a 6: Construção Coletiva e Desinibição
    • Dinâmicas para desenvolver a percepção corporal e espacial.
    • Jogos de desinibição e confiança para fortalecer a interação do grupo.
    • Exercícios de atenção, escuta ativa e conexão grupal.
    • Primeiras improvisações para estimular a espontaneidade e a criatividade.
  2. Semanas 7 a 9: Exploração e Organização de Materiais
    • Criação de cenas por meio de improvisações guiadas.
    • Discussão de temas sugeridos pelos alunos e início da organização cênica.
    • Trabalhos sobre ritmo, narrativa e construção coletiva.
  3. Semanas 10 a 16: Estruturação e Apresentação no Intercenas
    • Ensaios das cenas criadas, com ajustes e polimento técnico.
    • Intercenas: apresentação dos trabalhos para outras turmas e professores, seguida de retornos dos participantes.
    • Reflexão coletiva sobre o processo e o aprendizado.

Segundo Semestre: Aprofundamento e Montagem Final

O segundo semestre aprofunda o material desenvolvido anteriormente, integrando novas ideias e construções cênicas. O foco está na criação de uma montagem coletiva, com ensaios dirigidos e refinamento técnico, culminando na Mostra Carona de Teatro, aberta ao público e a Mostra Carona Circula, que leva mais uma apresentação dos espetáculos para um público e espaço específicos.

Etapas e Conteúdos:

    1. Semanas 1 a 4: Reflexão e Seleção de Materiais
      • Análise do Intercenas: o que funcionou e o que pode ser aprimorado.
      • Discussão coletiva sobre os rumos da criação: escolha de temas e cenas para aprofundar.
      • Exploração de novas ideias que complementem o material existente.
    2. Semanas 5 a 8: Desenvolvimento Narrativo e Experimentação Estética
      • Refinamento das cenas existentes e desenvolvimento de novas criações.
      • Integração de elementos estéticos: luz, figurino, objetos cênicos e sonoplastia.
      • Improvisações direcionadas para resolver lacunas narrativas ou explorar novas possibilidades.
    3. Semanas 9 a 11 (possíveis horários extras): Ensaios Dirigidos e Construção Final
      • Ensaios corridos para consolidar ritmo e coesão narrativa.
      • Polimento técnico: transições, marcações e expressividade coletiva.
    4. Semanas 12 a 14: Apresentação
      • Ensaio Interno: apresentação para outras turmas e professores, com retornos dos presentes em forma de roda de conversa.
      • Ajustes finais com base no ensaio interno.
      • Mostra Carona de Teatro: apresentação pública do trabalho final.

 

  • Semanas 13 a 1: Avaliação e Segunda Apresentação

Avaliação após apresentação

Ajustes para a Mostra Carona Circula

Segunda Apresentação 

  1. Semana 18: Reflexão e Encerramento
    • Roda de conversa para que os alunos compartilhem suas percepções sobre o processo vivido, desde as primeiras criações até as apresentações finais, destacando desafios, descobertas e momentos marcantes. Foco para compartilhar aprendizagens da experiência, comparando as duas apresentações e analisando os desafios e superações vivenciados. Considerações finais e confraternização.