Equipe de seleção dos espetáculos do Cena Catarina

Conheça a equipe que fez a curadoria dos espetáculos que comporão a programação do Cena Catarina. Segundo esta Comissão, merece destaque “o grande número de espetáculos inscritos, o que aponta enorme demanda de produções teatrais no estado de SC, além da elevada qualidade e seriedade das propostas apresentadas.

 

INGRID ALFONSO LUCAS

É atriz, palhaça e produtora cultural formada em Artes Cênicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atua na área há 17 anos; já fez parte de Grupos de Teatro no Rio Grande do Sul e é fundadora do Grupo Teatral Reminiscências no qual trabalha desde 2011.

Foi conselheira municipal de cultura por duas gestões em Joaçaba. Realizou junto ao Coletivo Engenho Cultural 4 edições da Mostra de Teatro de Joaçaba. Produziu diversos eventos, oficinas e apresentações. Destaca-se o trabalho realizado na Mostra Rosa dos Eventos da Fecate em 2018. E no Projeto Núcleo Risco de Pesquisa em Palhaçaria de 2022. Faz parte da Rede Catarina de Palhaças.

MONICA SIEDLER

Atriz, dançarina, com graduação e mestrado em teatro pela UDESC. Participa do Coletivo Ensaio Para Algo que Não Sabemos, com Karina Collaço e Loren Fischer, e do Projeto Sintoma (capítulo 1 e 2), em parceria com a diretora e atriz Mariana Coral (Lei Aldir Blanc SC 2021).

Foi professora em 2018 e 2020 da disciplina de Performance na graduação em Dança da FURB (Blumenau/SC). Pesquisa a interação entre audiovisual e cena, realizando as performances O Pior de Mim (prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura 2014) e Trilogia Ninguém é Impossível.

ROBSON BENTA

É diretor dos grupos de teatro “Arte para Todos” e “Louco é Pouco”, integrante do Coletivo Impar de Teatro, fundador e professor de teatro do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, mantido pelo do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR, desde 2012.

Professor de teatro na Escola Municipal de Teatro e no Colégio Bonja, em Joinville/SC, e ao longo da carreira dirigiu várias peças e grupos de teatro e atuou em diversos espetáculos e filmes. Em 2010 recebeu a Medalha de Mérito Antônia Alpaídes, da Câmara de Vereadores de Joinville; e em 2022 a Medalha do Mérito Cultural “Cruz e Sousa”, entregue pelo Conselho Estadual de Cultura e Fundação Catarinense de Cultura. Tem canal no YouTube: “Robson Benta – Arte para Todos”, onde hospeda as produções do projeto de acessibilidade cultural Cruz e Sousa para Todos – Últimos Sonetos para Ver e Ouvir.

PÉPE SEDREZ

Ator, professor e diretor de teatro em Blumenau desde 1986. Diretor e Produtor da Cia. Carona de Teatro desde sua criação em 1995; Professor da Carona Escola de Teatro, desde sua criação em 2004; Curador e/ou Jurado do FITUB – Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e do FENATIB – Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau em suas últimas edições (2012 à 2019).

Diretor dos espetáculos “Os Camaradas”, “A Parte Doente”, “Volúpia” entre outros da Cia Carona; Diretor de “Crimes Delicados”, da Cia. Acontecendo por Aí (Itajaí-SC), “Noite”, do Porto Cênico Produções Artísticas (Itajaí–SC), “Carlos Marighella e o Chamado de Cangoma”, do Vermelho Núcleo Cênico (Caicó–RN), “Navalha na Carne” e “A Grande Parada”, do VísCera Teatro (Blumenau), “Júlia” do Grupo Cirquinho do Revirado (Criciúma-SC), “Negro Olhar”, com Coletivo de Atores Blumenauenses e Diretor Geral do “Musical Orfeu 21”, do Teatro Carlos Gomes, Blumenau.

Atualmente: dirige o espetáculo “A Menina e Sua Sombra de Menino”, da Harmônica Produções (Florianópolis-SC), “sAgrado” (estreado em 2019) e “Criançar” (em processo), do Grupo Teatral Reminiscências (Joaçaba-SC); é Diretor no espetáculo “A Segunda Eva”, na contação de estória “Como Nasceu a Alegria” e é Ator no espetáculo “Das Águas”, ambos da Cia Carona de Teatro. Presidiu a Federação Catarinense de Teatro e foi Conselheiro Municipal de Cultura em 4 ocasiões.