CENA CATARINA 2 – Seleção de Espetáculos – RESULTADO

No dia 02 de agosto de 2025 às 16 horas, em reunião on-line via Plataforma Google Meet, reuniram-se os membros da Comissão de Seleção dos espetáculos inscritos no Edital Cena Catarina 2: Catarina Kinas, Manon Alves, Sabrina de Moura e Pépe Sedrez, tendo a produtora Camila Pimenta secretariando esta reunião. A referida Comissão, em comum acordo, selecionou 10 (dez) espetáculos para compor a programação oficial do Cena Catarina e indicou 06 (seis) espetáculos para compor a suplência.

Foram 85 (oitenta e cinco) propostas inscritas para apresentação de espetáculos e os critérios de seleção que guiaram as escolhas foram: diversidade de linguagens cênicas e de públicos a que se destinam as obras (infantil, de rua, animação, palhaçaria, adulto, entre outros); diversidade de temáticas e saberes; produções artísticas de diferentes localidades do estado de Santa Catarina, conforme Mesorregiões, a saber: Grande Florianópolis, Norte, Oeste, Serrana, Sul e Vale do Itajaí; possibilidade de traçar um breve panorama de espetáculos de companhias/artistas consolidadas no cenário teatral de SC e também de novas companhias/artistas; o contexto de formação de plateia em Blumenau e o acesso à espetáculos inéditos na cidade ou de pouca circulação pela região; qualidade e pertinência em conformidade com as discussões da sociedade contemporânea.

Listados por ordem alfabética os 10 (dez) espetáculos SELECIONADOS por esta Comissão:

300 – Queda em Suspensão – Cia Cobaia Cênica

Canção para a Mulher que se puxa pelos cabelos – Dionísios Teatro 

Circo de Los Pies – La Luna Cia de Teatro

Cor de quê – IZÔ Cultura 

Encantados – Cia Teatral Matakiterani

Gruve-se: O corpo precisa dançar – Emili Vaz Leal 

Não corre, menino! – Cia Nosso Olhar 

Percursos o último voo de um menino – Poeira Grupo de Teatro

Revista Íntima – La Vaca Companhia de Artes Cênicas 

Ternurinha em… Nem Uma a Menos – Stefanie Liz Polidoro

Listados por ordem de classificação os 06 (seis) espetáculos SUPLENTES:

  1. Arandua – Cia. Artística Guita 
  2. Despertencimento – Cia Andante
  3. Aqui ainda ou Enquanto há futuro – Karma Cia de Teatro 
  4. Criançar – Grupo Teatral Reminiscências
  5. Perolinha – Laura de Dominicis
  6. Ovo, Galinha e máquina de escrever – Coletivo Mar Cultural

Sem mais para o momento a Comissão lavra esta ata.

Catarina Kinas (selecionadora)    

Manon Alves (selecionadora)

Sabrina Moura (selecionadora representante da Cia Carona)

Pépe Sedrez  (selecionador representante da Cia Carona)

Camila Pimenta (produtora)

Sobre os curadores:

CATARINA KINAS – Artivista, produtora cultural e artista da cena com foco principal no teatro de animação e palhaçaria, é integrante da Cia Circo-íris e pesquisadora do CAM – Núcleo de Pesquisa em Dramaturgias Híbridas. Integra a Rede Catarina de Palhaças e é filiada à Federação Catarinense de Teatro.  Nascida em Blumenau, iniciou os estudos em teatro em 1997 e desde então carrega as perspectivas de Augusto Boal como orientadoras de sua prática artística e pedagógica, embora tenha transitado em cursos formais de graduação (Bacharelado e licenciatura) em teatro é no circo, no nomadismo,  nas trocas com grupos e artistas que refina e mantém seu saber fazer atualizado e em constante formação; Como palhaça e bonequeira atua em números cômicos, em cabarés/varietés circenses, intervenções e performances com  ênfase na pesquisa da rua como espaço de atuação. No seu repertório conta os espetáculos “Pequeno Circo de Variedades” e o “O menor circo da terra”.  Dirigiu os espetáculos “Circo do Minuto”, “Pessoas Conta e Canta” da Cia Circo-íris.

MANON ALVES – Manon Alves é atriz, palhaça e produtora cultural. Atua há mais de 25 anos nas artes cênicas, com foco em palhaçaria, comicidade  e criação coletiva. Integra a Cia de La Curva, grupo sediado no interior de Santa Catarina, com o qual realiza espetáculos autorais e circulações por festivais e projetos nacionais. É co-idealizadora e coordenadora do RIA – Festival de Palhaçaria de Chapecó, que já contou com três edições. Pesquisa o riso como linguagem de resistência e encontro.

SABRINA DE MOURA –  é artista, professora e pesquisadora de teatro, integrante da Cia Carona de Teatro desde 2006. Doutora em Artes Cênicas (UDESC/2025). Mestra em Teatro (UDESC/2019). Bacharel em Teatro (FURB/2008). Atua na área teatral desde 1996 e ministrou diversos cursos e  oficinas de teatro, assim como formações para docentes da rede formal de ensino. Autora da proposição Articulando a Plateia de Teatro (2016) e do Livro “Mediação Teatral: três Instâncias da relação entre teatro e a vida pública em Blumenau”, pela editora Hucitec, em 2022. Tem como tema de pesquisa a pedagogia das artes cênicas com ênfase no campo da mediação teatral e a relação entre teatro e educação.

PÉPE SEDREZ – Ator e Diretor da Cia. Carona de Teatro desde sua criação em 1995. Professor da Carona Escola de Teatro, desde sua criação em 2004. Curador e/ou Jurado do FITUB – Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau em suas últimas 6 edições (2012 à 2017). Curador e Debatedor do FENATIB – Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau em mais de 8 edições, incluindo as últimas 6 edições (2012 à 2017). Diretor Geral do “Musical Orfeu 21”, do Teatro Carlos Gomes, 2012. Detentor de diversos prêmios de Direção Teatral, Jurado, Analisador de espetáculos em vários festivais de Teatro, parecerista de projetos culturais em várias cidades catarinenses.