blog
-
Metodologia colaborativa
Nessa metodologia colaborativa, deste processo, esse aspecto se ampliou, pois realizamos, como disparador de pesquisa, três encontros criativos/rodas de conversa com os temas: Combate e Prevenção à Violência LGBTTQIA+, Desconstrução da Masculinidade e Drag-Queen – Arte, Política e Liberdade: Close Certo!+
A ideia dos Encontros Criativos foi promover a troca e criar junto, buscando expandir as possibilidades deste processo proposto pelo grupo. Através das temáticas LGBTTQI+ e o universo Drag Queen, temas centrais, a Cia Carona quer construir espaços para ouvir as vozes de pessoas que facilmente são caladas e invisibilidades em nossa sociedade.
Nessas rodas, propomos algumas ações: colagens e escritas livres em cartazes, práticas de interação, gravação de depoimentos, seguidos sempre de um diálogo sobre os temas propostos. Esses momentos foram muito ricos, produtivos e nos trouxeram materiais temáticos para que compusemos o conteúdo textual que Eva Pepper poderia explorar. Lenilso Silva e Marilei Post, convidados desses encontros, comentam:
O processo da roda de conversa sobre a população LGBT foi um momento sublime para trazer à luz a situação de vulnerabilidade social e o processo histórico desta comunidade para que possa viver plenamente. A maior relevância foi o extraordinário debate a respeito da realidade social ingrata que os LGBTs vivem apenas por existirem. Também foi uma oportunidade de dialogar sobre saídas para enfretar a LGBTfobia. Resultado: enquanto houver LGBTfobia, haverá nossa luta (Lenilso Silva).
Embora eu não seja conhecedora dos elementos que compõem uma peça de teatro, sou apaixonada pelo teatro como forma de expressão. Participar das rodas de conversa colaborativas desde a concepção da peça “A Segunda Eva”, juntamente a roteiristas, diretores, atores (etc.) foi uma experiência incrível em que foi possível perceber a ideia evoluindo coletivamente (Marilei Post).
1º Encontro Criativo – Aconteceu na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, no espaço Elfy Eggert – em 10/03 – 19h
Tema: Combate e Prevenção à Violência LGBTTQIA+
Convidado: Lenilso Silva – que será a representação de liderança em movimentos de luta e combate a lgbtFobia.
2º Encontro Criativo – Aconteceu no Greenplace Park – Blumenau – em 10/04 – 19h
Tema: Desconstrução da Masculinidade –
Convidadas: Marilei Post e Aline Cruz, mulheres, líderes de organizações e movimento social voltados à luta por garantia de direitos das mulheres em Blumenau e região.
3º Encontro Criativo – Brazuka´s Hostel – Blumenau – em 08/11- 19h
Tema: Drag-Queen – Arte, Política e Liberdade: Close Certo!
Participação das Drag-Queens: Bella LaPierre (Gabriela Domingues), Maldita Hammer (Salomé Abdala Issa) sendo estas 2 por web-conferência e participação presencial de Suzaninha Richthofen (Artur Rugoski).
Após esses encontros, começamos os trabalhos práticos com a montagem. Da Cia Carona, Pépe Sedrez, integrante fundador do grupo, assumiu a direção do espetáculo. Aqui, Pépe nos traz um ponto crucial que nos desafiou:
Uma das premissas que elegi(emos) como norteadoras para o processo foi não perder a liberdade de Eva Pepper. Condição sine qua non para a existência desta persona, pois não consigo conceber Eva sem liberdade e, talvez, nem Liberdade sem Eva – aqui uma referência e uma enorme reverência ao Coletivo LGBT onde Eva nasceu. A dificuldade situava-se então entre não perdê-la, porém não tornar o espetáculo um show improvisacional. Frequentemente trabalhando a partir de bases muito sólidas para a construção de ações físico-dramáticas e em estruturas complexas como partituras, nos interrogamos constantemente sobre como a drag queen se portaria. Como não abdicar completamente de nossa busca por precisão e rigor técnico que, cremos, sejam indispensáveis para a edificação desse organismo vivo que é uma obra teatral e, não obstante, não trair a característica essencial de Eva: a relação libérrima e diretíssima com sua plateia. Talvez até já soubéssemos mas, enfim, compreendemos na prática que para não engessar sempre é possível rebolar mais; que perucas, cílios e saltos altos jamais impediriam a precisão necessária; que a língua ferina também pode ser – e é – acolhedora, empoderadora; que o deboche não é mero mecanismo de ataque/defesa, mas instrumento cirúrgico na crítica politizada; que o fervo também é luta e que o amor liberto é realmente revolucionário.
Também convidamos outros profissionais, para além da Cia Carona, que fizeram parte do processo de construção artística, que trabalharam questões específicas como: corporeidade, vocalidade e músicas. Tivemos Bárbara Biskaro (Florianópolis/SC) e Mareike Valentin (Blumenau/SC), com foco na vocalidade de Eva; Carlos Simioni (Campinas/SP), na corporeidade; Gregory Haertel (Blumenau/SC), que assinou a dramaturgia e letras das músicas; e Edu Colvara e Júnior Marques (Blumenau/SC), na composição e nos arranjos musicais.
No trabalho com Carlos Simioni, do Lume Teatro, grupo parceiro de nossas pesquisas e mãe drag de Eva com a sua clown Gilda, Fábio experimentou lugares técnicos já presentes em si, dada a trajetória de nossos estudos, porém, agora, colocados na figura de Eva. Carlos comenta:
Trabalhar com Eva foi de um desafio imenso, primeiro porque eu a conheço e para mim ela já está “pronta”, o que eu poderia trazer para essa figura? Tratei de focar no corpo como propulsor do campo magnético, ativando o que chamamos “corpo sutil”. Neste estado, totalmente consciente, o ator abre portas e tem acesso ao que chamamos de energias complementares, possibilitando o acesso mais concreto à sensibilidade, intuição, imagens que são inatas ao ser humano mas, não acessadas no corpo cotidiano. Eva, pode então, codificar, memorizar as imagens transformadas em corpo ou em formas com sutilezas e densidades. O estado de ser do ator. A plenitude do sensível, como nos ensina a dança butoh (Carlos Simioni, em 2019).
Ensaios
Neste ponto do processo, já com vários materiais criativos (textos, ações, músicas etc) resgatamos o relato de Pépe e comentamos o que, para nós, talvez tenha sido o desafio principal: a composição dramatúrgica no sentido temático e, principalmente, na linguagem espetacular, que desse conta de abraçar as especificidades que a obra necessitava ter pelo fato da personagem ser uma drag queen.
Como ela nasceu no ativismo LGBT, isso nunca se afastou de seus “gritos”. Então, unindo as impressões das rodas de conversa, buscamos textos que expandiram esses aspectos ativistas de Eva, porém sem perder o olhar poético que a arte traz para questões político-ativistas.
Acesse posts
Estreamos!
Experiências
Metodologia colaborativa
Linguagem e à espacialidade do espetáculo
OU ACESSE TAMMBÉM O CANAL
-
SEM POESIA NÃO
Carona Escola de Teatro faz 15 anos e comemora com espetáculo gratuito+
BLUMENAU – Há 15 anos nascia o braço didático-pedagógico da Cia Carona de Teatro. De lá para cá foram 21 Mostras, com mais de 150 espetáculos criados e apresentados por alunas e alunos.
Desde sua criação em 2004 e já com sede no Teatro Carlos Gomes, a Carona Escola de Teatro, concebida e dirigida pela Cia Carona, oferece a alunas, alunos e ao corpo docente caminhos para que estes possam aperfeiçoar-se cada vez mais na arte teatral. O curso é anual e, a cada ano, um tema chave é escolhido para nortear os estudos e montagens que são apresentadas na Mostra Carona de Teatro, evento que integra o calendário cultural do município.
São 15 anos marcados por muito trabalho, muita troca e muito prazer. O ensino na Carona Escola está fundamentado na dialética, ou seja, com a ideia central de que quem ensina aprende e vice-versa. O corpo docente conta com professores qualificados, com curso superior na área teatral e ampla experiência em festivais, oficinas, intercâmbios e trabalhos nos âmbitos nacional e internacional. Suas professoras e seus professores atuam constantemente no mercado de trabalho através da Cia Carona de Teatro, cuja fundação data o ano de 1995, ou seja: 24 anos de acúmulos teórico-práticos de uma companhia teatral estável, cambiados em aulas com os alunos.
A escola tornou-se um importante espaço no ensino das artes cênicas em Blumenau e, além do foco principal, que é o ensino das técnicas teatrais, outro objetivo é estimular a formação de grupos de teatro na cidade. Em sua grade curricular constam: Curso Livre de Teatro para crianças, adolescentes e adultos, curso de Clown/Palhaço, Curso Express de Iniciação Teatral, workshops, oficinas, intercâmbios com outros grupos e mostras.
O mergulho no jogo da linguagem cênica provoca a aluna/atriz e o aluno/ator a elaborar uma compreensão de vários elementos linguísticos propostos em uma montagem teatral, estimulando-o a apropriar-se desta linguagem. A partir desta apropriação a aluna/atriz e o aluno/ator desenvolvem a capacidade de lançar um olhar interpretativo para a vida, possibilitando compreendê-la de uma maneira própria. Concebendo, assim, que a tomada de consciência se efetive como leitura de mundo. Apropriar-se da linguagem cênica é obter condições para essa leitura.
O ato teatral é também o ato do espectador, onde o público cria sentidos para o objeto artístico, jogando com as possibilidades do que é apresentado em cena. Nesse sentido priorizamos trabalhar o corpo como lugar onde esses sentidos se manifestam, atravessam o espaço e chegam ao corpo do espectador.
É precisamente nesse “caminho do sentido” que a atriz e o ator encontram seu terreno de trabalho, é nele que a Cia Carona há tantos anos trabalha e é também onde encontramos uma possibilidade de ensino da arte de representar.
Da mesma maneira que a um poeta cabe dominar o idioma e a gramática para que possa escrever seus poemas dando um sentido às palavras, à atriz e ao ator cabe a tarefa de jogar com as possibilidades do seu corpo-sensível.
E agora chegou a hora de comemorar. Para isso preparamos “SEM POESIA NÃO”, um espetáculo especial, criado e apresentado por alunas e alunos de todas as turmas de 2019, com a participação de ex-alunas, ex-alunos e das professoras e professores da Escola.
Traga seu olhar curioso, sua pulsação, sua sensibilidade e venha celebrar conosco os 15 anos de atividades ininterruptas da Carona Escola de Teatro.
SERVIÇO
“SEM POESIA NÃO”
DIA 10/07/19
HORÁRIO 19:30
LOCAL Teatro Carlos Gomes, Auditório Heinz Geyer, Rua XV de Novembro, 1181 – Centro – Blumenau – SC
INGRESSOS gratuitos que devem ser retirados na bilheteria do Teatro Carlos Gomes a partir das 18:30 do dia 10/07/19.
-
#FITUBresiste
“Aquela que seria a trigésima segunda edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau foi adiada. Não sabemos para quando, nem sabemos se haverá.+
Isso muito nos entristece.
Pra falar a verdade, nos abala.
Nos afeta, nos atinge em cheio.
Nos joga na cara, de forma bastante crua, a falta de perspectivas no nebuloso horizonte que diante de nossos incrédulos olhos se desenha.
O aprendizado e engajamento artístico-político-“culturintelectual”, as infinitas discussões, as infinitas possibilidades, os sopros de liberdade, criatividade, diversão e diversidade, as impensáveis paixões… e etc, e etc, e etc… as alegrias de julho… estão ameaçadas.
Sim, deixar de realizar a 32a. edição do FITUB pode, facilmente, abrir a brecha que faltava para que se instale a falta de vontade política pela Cultura (em geral), ceifando uma vida profundamente profícua.
Não deixaremos de lutar, com paixão e firmeza, com amor e esperteza, com doçura e destreza, para que o FITUB não acabe.
Ele nos é muito caro.
E não vamos deixá-lo morrer.”
-
10ª Conferência Municipal de Cultura de Blumenau ocorre neste sábado (1) na Fundação Cultural
Com o tema Economia Criativa o evento ocorre das 9h às 17h, com palestra de Qiah Salla, apresentação cultural e eleição dos novos Conselheiros de Cultura do município+
Arte, cultura e cidadania. Neste sábado, 1º de junho, o Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau e a Fundação Cultural realizam a 10ª Conferência Municipal de Cultura do município. O evento ocorre das 9h às 17h, na Fundação Cultural de Blumenau, e contará com palestra do consultor em projetos de impacto social e sócio-diretor da Dois Pontos: Una!, Qiah Salla, com o tema Economia Criativa – O Impacto da Criatividade; com apresentação cultural, eleição dos novos Conselheiros de Cultura da Sociedade Civil (gestão 2019/2021) e mesa redonda sobre Economia Criativa. As inscrições são gratuitas e abertas a toda comunidade, por meio do link http://twixar.me/GQsK
A eleição da nova gestão do Conselho Municipal de Política Cultural está agendada para às 14h. “Na tarde de sábado haverá eleição onde todos os inscritos na conferência escolherão os novos representantes da sociedade civil para o Conselho, que terão um papel importantíssimo, juntamente com o poder público, de colocar em prática as políticas públicas para a Cultura no município”, afirma o presidente do Conselho, Elton Gomes.
#paratodosverem #timelineacessivel Cartaz multicolorido, com fundo branco, no alto à esquerda, flores amarelas, e no lado direito flores azuis, em letras pretas sábado nove horas, Fundação Cultural de Blumenau, Centro em caixa alta Décima Conferência Municipal de Cultura, cores verdes, Economia Criativa, no lado direito, Símbolos, Áudio descrição, Libras, Pessoa com Deficiência, flores coloridas, lilás, laranja e azul, no rodapé, apoio, logos de Nane Pereira Comunicação e Arte, do Conselho Municipal de Política Cultural, realização, Fundação Cultural de Blumenau e Prefeitura Municipal de Blumenau.
SOBRE O PALESTRANTE
Qiah Salla é consultor em projetos de impacto social e sócio da Dois Pontos: Una! Assessoria e Gerenciamento de Projetos. Elaborou e coordenou mais de 300 eventos e projetos, entre eles, ações financiadas por recursos de fundos nacionais, estaduais, municipais e budgets de marketing de empresas privadas, entre elas atendeu marcas como Bradesco, Pré-Fabricar, Caixa, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Souza Cruz. Foi Diretor Administrativo da Fundação Cultural de Rio do Sul de 2013 a 2016 (SC). Na gestão pública coordenou a implementação de sistemas de gestão (cultura, turismo e esporte), conferências, conselhos e prêmios. Concebeu e coordenou a Produção do Primeiro Seminário de Acessibilidade Cultural de Santa Catarina, que teve sua primeira edição realizada em março de 2018, junto a organizações como Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC), Associação Brasileira de Audiodescrição (ABAD), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e outros apoiadores. Na Federação Catarinense de Teatro desempenhou a função de Diretor de Projetos (2012-14), Diretor de Comunicação (2014-16) Presidente do Conselho (2016-18) e atualmente é o Presidente da entidade (2018-20). Realiza palestras, projetos, oficinas e assessorias em diversas cidades catarinenses. Já foi curador de editais municipais de cultura nas cidades de Brusque, Chapecó (duas edições) e Itajaí. Foi responsável pela coordenação do projeto EcoEducom – Ecossistemas em Rede, da Associação Brasileira de Educomunicação (ABPEducom), no valor de R$ 3,9 milhões, sendo um dos 68 contemplados em uma concorrência de 1699 propostas no Programa Petrobras Socioambiental 2018. Já coordenou a gestão de mais de R$ 20 milhões de recursos públicos por meio de assessorias, contratos, convênios, leis de incentivo, gestão direta e outros.
PROGRAMAÇÃO
1º de junho, sábado
8h30 às 9h15: Credenciamento
9h15 às 9h30: Abertura
9h30: Palestra Qiah Salla – Economia Criativa: O Impacto da Criatividade
11h: Microfone aberto
11h45: Almoço
13h30: Apresentação Cultural
14h: Eleição dos Conselheiros de Cultura da Sociedade Civil – Gestão 2019 – 2021
15h: Mesa Redonda Economia Criativa
16h30: Encaminhamentos/Finalização dos trabalhos
17h: Encerramento
SERVIÇO
10ª Conferência Municipal de Cultura de Blumenau
1º de junho, sábado, das 9h às 17h
Na Fundação Cultural de Blumenau (R. XV de Novembro, 161, Centro, Blumenau/SC)
Inscrições gratuitas e abertas à comunidade pelo http://twixar.me/GQsK
Realização: Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau e Fundação Cultural de Blumenau
Apoio: Nane Pereira Comunicação e Arte
-
Primeira semana de aula na Carona Escola de Teatro. Vem que ainda da tempo!
Os primeiros dias de aulas foram incríveis em nossa escola! Muita energia, motivação e alegria em cada dia. Vem que ainda da tempo de se inscrever para o nosso curso de teatro, clique aqui.+
TURMA CRIANÇAS – FÁBIO
-
Inscrições encerradas para nosso programa de Estágio Docente 2019!
O que é Estágio Carona?+
O Programa Estágio Carona, criado pela Carona Escola de Teatro em janeiro de 2016, tem como principal objetivo oferecer a possibilidade de aprendizado e troca de experiências com os profissionais da Cia Carona de Teatro.
O estagiário terá a oportunidade de colaborar ativamente com a instituição, prestando serviços em aulas ministradas no curso anual oferecido pela Carona Escola de Teatro, em sua sede no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau/SC.
SOBRE O CURSO:
O Curso Livre da Carona Escola de Teatro é oferecido para formar atores e atrizes que estejam interessados em seguir carreira ou aqueles que buscam mais desenvoltura, desinibição ou mesmo um hobby.
O Curso oferecido pela Carona Escola de Teatro é reconhecido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão Santa Catarina (SATED-SC). Completando carga horária total de 300 horas, o aluno/aluna pode fazer o teste e obter o seu registro de Ator na Carteira de Trabalho (DRT).
As aulas têm início a partir do dia 18 de fevereiro de 2019, de acordo com o dia da sua turma.
Para participar das aulas o aluno precisa vir com roupa adequada e confortável (exemplo: shorts, moletom, camiseta, legging).
O ano letivo é dividido em duas partes:
1 – Preparação do ator: nesta etapa, são trabalhados os princípios básicos de interpretação, improvisação, presença cênica, jogos e dinâmicas teatrais;
2 – Montagem: nesta etapa, a turma entra no processo de montagem do espetáculo que terá relação com o tema do ano. A apresentação acontecerá na Mostra Carona de Teatro no fim do mês de novembro de 2018.
SOBRE O ESTÁGIO:
O estágio é não remunerado, anual, com carga horária de 100h de aula.
Na primeira etapa do curso (fevereiro a julho) o estágio consiste em acompanhar as aulas da turma para a qual for designado, auxiliando o professor no planejamento e aplicação das atividades pedagógicas.
Já na segunda etapa, (agosto a dezembro) o estagiário atuará como assistente de direção da montagem de final de ano da turma.
Serão oferecidas 07 vagas para estágio docente.
Como se inscrever no programa?
Os estudantes interessados deverão participar do processo seletivo, preenchendo a ficha de inscrição online através do link disponibilizado na página do facebook da Cia Carona de Teatro e em seu Website.
O período de inscrição vai até o dia 27 de janeiro de 2019. O resultado será divulgado no dia 30 de janeiro de 2019 através do site.
Pré-requisitos para inscrição:
Somente poderá se inscrever no Programa Estágio Carona o aluno que possuir no mínimo 18 anos, que comprove estar cursando ou tenha envolvimento anterior com teatro, e que não possua débito de qualquer tipo com a instituição Carona Escola de Teatro.
*OBS: A cada 3 meses os contemplados no programa serão avaliados, considerando os seguintes requisitos:
– Assiduidade nas aulas (presença de no mínimo 80% exigida)
– Desempenho nas funções designadas.
Inscrições encerradas
-
Alunos da Carona respondem “O teatro transforma?”
Veja o que nossas alunas e alunos dizem e corre fazer sua inscrição nos links abaixo. As aulas começam no dia 18/02 e você não vai querer ficar de fora.+
Formulário de inscrição para menores de idade https://goo.gl/forms/L7Hp9vNPwizq26gl2
Para maiores https://goo.gl/forms/bg5ljzJO6ob4bMcl2
-
Bolsas 2019
Após recebermos várias inscrições e analisar cada uma com muito carinho, segue a lista com o resultado das Bolsas de Estágio e Menores de Idade de 2019!+
Bolsas Menores de Idade
➡Thalyta Campos – 75%
➡Raíssa Vinter – 75%
➡Nicole Bogo – 75%
➡Ana Beatriz – 75%
➡Allegra Germano – 50%
➡Manuela Brueckheimer – 50%
➡Isadora Vilela – 50%
➡Jayne Priscila Loock – 50%
➡Amanda Beatris de Sena – 50%
➡Alicia Gabriela de Andrade – 50%
➡Kayane Wanka Teixeira – 50%
➡Gabrielli de Souza Schweigert – 50%
➡Hauanny Maria Zimmermann – 50%
➡Ana Luiza Cornejo Salinas – 50%
Programa de Estágio Docente 2019
➡Angie Rodrigues – TERÇA – 9h às 11:30 – Prof Fábio Hostert – Infantil de 7 a 12 anos
➡Regina Goularte Krost – TERÇA – 16:45 às 19:15 – Prof Pepe Sedrez – Adolescente mista de 13 a 17 anos
➡Garbareth Edianne de Mattos – QUARTA – 19:30 às 22h – Prof Fábio Hostert – Adultos com experiência
➡Manoella Back Neves – SÁBADO – 9:30 as 12h – Prof Sabrina Marthendal – Adultos misto a partir de 18 anos
➡Eduarda Matiello de Souza – QUARTA – 14h às 16:30 – Prof Sabrina Moura – Adolescente mista de 13 a 17 anos
Parabéns a todos os selecionados, aguardamos vocês na próxima semana para iniciar um ano cheio de teatro!
Para aqueles que não foram contemplados neste ano, não desanimem! Continuem ligados em nossas redes sociais e ligados em outras oportunidades
Saiu também a relação dos bolsistas permutas, que estarão integrando a nossa equipe em 2019! Agradecemos a todas as inscrições recebidas, foi realmente muito difícil chegar a apenas quatro nomes.
Permutas
➡Lucas Girardi
➡Manuela Corrêa Fernandes
➡Rachel Schmitz Rodrigues
➡Robson Fabiano Soares
➡Sumara Luiza Curi
-
Fotos do espetáculo: A Escola Se Partindo
Direção James Beck – Assistente João Alves Jr.+
Com Artur Gewehr, Cintia Daniela Galz, Juliana Campos Bortolotti, Leandro Carlos de Oliveira, Manoella Back e Tamara West. Participação Thainara Noering
Sinopse:
Sejam todos muito bem vindos. Hoje vocês serão apresentados a um novo modelo de ensino. Em nossa instituição temos um foco muito claro e definido de como trabalhar com os jovens que aqui ingressam. Sim, jovens apenas, pois nos adultos já estamos perdendo as esperanças. Entre as principais disciplinas aplicadas aqui, temos como guia de condução: Religião e Matemática. Ficou interessado? As matrículas estão abertas. Mais informações com o Pastor Artur.
Foto: Luís Kriewall
-
Fotos do espetáculo: O Espectador Condenado à Morte
Direção Sabrina Marthendal – Assitente Luiz Eduardo Mello+
Com Andréia Aguiar Tomé Teixeira, Carmelita Clasen Werling, Cátia Celene Nascimento Montibeler, Cleyson Gabriel da Silva, Eduardo de Amorim Mesacasa, Elias João de Melo, Juranildes Maria de Souza e Wladimir Augusto Alves. Participação Thalyta Campos do Carmo
Sinopse:
Aí vemos: Uma massa escura. Dois pés, dois sapatos, um pescoço… Olhando bem, distinguimos um nariz. Uma boca, um olho, mais outro olho… Mais outro, e mais outro. Dezenas e dezenas de olhos. Encaixando tudo, formam um corpo. Estão vendo a pessoa? Senhoras e senhores, há um criminoso entre nós! Aqui, agora, em julgamento um monstro. E nós não descansaremos até destruir grão a grão o cérebro desse homem que se cala.
Inspirada na obra homônima do dramaturgo Matéi Visniec, escrita na Romênia no ano de 1991.
Foto: Luís Kriewall
-
Fotos do espetáculo: Baile de Peruas ou #autoironiaatodaprova
Direção Fábio Hostert – Assistente Regina Goularte+
Com Amanda Caroline Silveira, Ana Raquel Marx, Beatriz May, Dinaê Theiss, Elisa Sturmer, Lara Doria Jamieson, Lisa Abreu Pessoa, Luiza Pereira Zimmer, Tamyres Bergmann de Andrade e Zahra V. Z.
Sinopse:
Despejando escárnio, a temporada apresentou uma coleção que não deu certo. Escolheu a beleza errada, um olhar antigo: cafonice intrínseca! O que era kitch virou brega, um mix de peças erradas. O clima é dramático e fake: o papai voou pelo oceano, deixou apenas uma memória-foto instantânea no álbum de família
– Papai, o que mais você deixou para mim?
Apenas um tijolo no muro. Um tijolo no muro.
Foto: Luís Kriewall
-
Fotos do espetáculo: Marchando essa marcha média
Direção James Beck – Assistente Cintia Daniela Galz+
Com Bruna Koempfer Rhoden, Carolyne Mueller, Eduardo Heidecke Pereira, Gabriel Henrique Arndt, Gabriela Birkner, Giovana Andrade Góes, Isadora Vilela Marchiori Pereira, João Pedro Heil Galvão de Medeiros, Kayane Wanka Teixeira, Luiz Guilherme Hostert Pereira, Maria Eduarda da Silva, Sarah Isabel Schmitt e Valentina Odorizzi de Souza
Sinopse:
Por vezes nos percebemos sendo carregados pelo simples movimento da massa. Por vezes seguimos o líder da marcha sem perceber o que e para quem ele brada seu discurso. Por vezes plantamos flores que são compactadas pela insensibilidade ou tomadas por ervas daninhas. Felizmente, por vezes as flores brotam e tomam conta da marcha.
Foto: Luís Kriewall