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  • CHAMADA DE SELEÇÃO – DOWNLOADS
    DOCUMENTOS DOWNLOADS
    1ª CHAMADA – CENA CATARINA_Retificado
    ANEXO I – PROPOSTA – CENA CATARINA
    ANEXO II – CRONOGRAMA CENA CATARINA
    ANEXO III – TERMO DE COMPROMISSO – CENA CATARINA
    ANEXO IV – ESPAÇOS PARA APRESENTAÇÃO – CENA CATARINA RETIFICADO
    LINK INSCRIÇÃO
     
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  • Cia Carona de Teatro lança o Cena Catarina, projeto que investe no desenvolvimento de grupos artísticos do Estado
    Será lançado em 21 de julho o Projeto Cena Catarina, idealizado pela Cia Carona de Teatro, de Blumenau, com a produção da Verbo Projetos e fomento do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina. O Cena Catarina tem como objetivo a produção teatral, realizando a nucleação de 4 grupos teatrais dentro da Cia Carona e a circulação de 10 espetáculos na programação que será colocada em cartaz.
    “A partir do edital que será publicado junto do lançamento do Cena Catarina, a Cia Carona irá selecionar 10 espetáculos catarinenses de teatro e dança, para apresentações no Teatro Carlos Gomes e fará a escolha de quatro grupos artísticos que serão acolhidos para desenvolver seus trabalhos dentro da estrutura proporcionada pela Cia Carona” , destaca o diretor de produção da Verbo Projetos, Rodrigo Dal Molin.
    Esse acolhimento dos quatro grupos terá como benefícios concedidos o apoio logístico, de produção, de divulgação, recursos financeiros para os artistas e a oportunidade de apresentações públicas no Teatro Carlos Gomes, com a chancela da Cia Carona. Todas as apresentações serão gratuitas, com parte da plateia formada pela comunidade escolar e outra aberta ao público em geral. O resultado de todo este trabalho de nucleação dos grupos será apresentado ao público em março de 2024.
    Ainda em 2023, os 10 espetáculos de teatro, dança e performance selecionados serão colocados em cartaz no Teatro Carlos Gomes na programação com bilheteria gratuita nos meses de setembro, outubro e novembro.
    Cena Catarina contará com repertório da Cia Carona e espaço de conhecimento
    A programação do projeto contará também com espetáculos já trabalhados da Cia Carona. Entre as obras estão É tentando Que Se Desiste, A Segunda Eva, Das Águas e a remontagem da obra Como Nasceu A Alegria.
    Enquanto ensino, serão oferecidas seis oficinas destinadas a artistas, educadores e pessoas da comunidade, com o objetivo de formação continuada em teatro.
    Noite de Lançamento contará com espetáculo gratuito
    Convidados e público presentes no lançamento do Projeto Cena Catarina, na noite de 21 de julho, terão a oportunidade de vivenciar o espetáculo Das Águas, produção com texto de Gregory Haertel, direção de Fábio Hostert e trilha sonora de Mareike Valentin. A apresentação será em arena montada no palco do Grande Auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes, a partir das 19h30min, com entrada franca.
    O Cena Catarina é idealizado pela Cia Carona de Teatro, de Blumenau, com a produção da Verbo Projetos e fomento do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina e conta com apoio das empresas Altenburg, Cartondruck, Silmaq e Tirol a partir da destinação do ICMS ao incentivo da cultura.
    Informações adicionais com Rodrigo Dal Molin no e-mail cenacatarina@ciacarona.com.br ou no telefone 47 991855074.
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    Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa
    Imagens Arquivo Cia Carona – créditos Sabrina Martendal
    Conteúdo liberado para uso parcial com ou sem edições, ou na íntegra, conforme atenda as políticas editoriais do veículo de imprensa que o receber.
    Cena Catarina

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  • Circula, Eva Circula! Em Blumenau!
    A noite de 03 de junho – primeiro sábado do mês dedicado ao Orgulho LGBTQIA+ – marcou as últimas ações do projeto Circula Eva, Circula! nas dependências do imponente Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.
    Na verdade, as ações já iniciaram na parte da tarde com a segunda edição da Oficina Experiência Performática, ministrada pela atriz-pesquisadora da Cia Carona e também professora da Carona Escola de Teatro Sabrina Moura. A oficina contou com a participação de 15 estudantes e abordou de forma prática algumas das discussões e experimentos realizados a partir do processo criativo do espetáculo A Segunda Eva. Questões como: a quebra da espacialização convencional da plateia e o direcionamento da energia/presença da atriz/ator/performer para espectadoras/es que não estão necessariamente paradas/os a lhe ver/ouvir; o tempo e espaço de escuta das espectadoras/es; o estado alerta para o jogo improvisacional; noções de performance art; etc.
    Próximo às 19h, o público já se reunia pela praça e entrada principal do Salão Centenário do Teatro Carlos Gomes. Todes queriam conferir a última apresentação do espetáculo A Segunda Eva, bem como participar do Sarau com convidadas. Aproximadamente 150 pessoas lotaram o espaço onde tradicionalmente ocorrem shows e festas do FITUB. O cheirinho de quentão vindo do bar do Teatro nostalgicamente nos lembrava que este era um lugar de encontros e também que, infelizmente, não teríamos a edição do nosso Festival no ano de 2023. Rogamos para que os bons ventos soprados por Dioniso e todas as deusas e deuses que abençoam as artes da cena tragam de volta o nosso grande e tão aguardado FITUB.
    Às 19:30 nossa diva Eva Pepper, adentrava o salão, fingindo estar atrasada e brincando com convidades. Nas paredes, as luzes sugerindo um arco-íris, símbolo da diversidade, além das fotos de Eva e uma enorme bandeira LGBTQIA+ davam o tom de acolhimento para uma comunidade ainda carente de lugares seguros para simplesmente ser quem se é. A noite realmente prometia.
    “No dia 3 de junho, assisti, no teatro, o espetáculo A Segunda Eva, pela segunda vez. Só que dessa vez era diferente, fui com minha mãe, uma senhora que se acostumou a ficar bastante tempo na frente da TV como hobby. Além disso tudo, o Fábio é um grande amigo e conhece minha mãe através de conversas que vão dos clássicos ao trash, como ele mesmo diz (risos). Tudo isso se converteu em uma narrativa singular para mim e para minha mãe. Uma noite bastante emocionante, justamente porque minha mãe não costuma fazer coisas diferentes de uma rotina muito repetitiva e ela não anda bem de saúde. O que era pra ter sido só uma segunda vez assistindo A Segunda Eva, virou uma noite inesquecível, porque a Billy, minha mãe, participou várias vezes do espetáculo, em várias tiradas super rápidas dessa drag dona de todos os timmings e que foi tão generosa em trazer para cena aquela mãe de cabelinho branco e braço trêmulo em nome de todas as mães, todas as Evas. A única coisa que ela repetiu sobre a experiência: “fiquei encantada”. Sou fácil de choro, mas naquela noite o choro veio tão mais fácil, tão mais leve, tão transformador para mim, para nós.” (Giovanna Bittencourt, atriz e mestranda em Artes Cênicas pela UDESC)
    Eva Pepper encerra o espetáculo cantando e conclamando à todes a se tornarem “Rainhas dessa porra toda”. Feliz e sentindo-se considerada, a plateia retribuiu com um longo e caloroso aplauso.
    “Eva é sensacional! Experimentamos muitas emoções, a sensibilidade do espetáculo nos faz sentir na pele a beleza e as dores profundas de Eva. Nossa Rainha merece todo o reconhecimento do universo. A vida fica mais bonita com o colorido das Drags. Viva a Eva!” (Sirlei de Moura, empresária)
    Eva então agradece a presença de todes e anuncia a primeira atração do Sarau, sua “filha” Persephone Pepper: “Participar do Sarau no final da temporada de A Segunda Eva foi uma delícia. Sensação de homecoming . Eva já chega demandando, não pede licença, causa, desbanca autoridades e distribui coroas. Toda a equipe é muito querida por mim e foi uma felicidade estar mais uma vez ao lado da Carona, de Godiva e Sheron. Blumenau ainda há de dar o valor devido ao tempero Pepper.” (Persephone Pepper, artista drag queen e DJ)
    Após sua apresentação, Persephone passa a palavra para a sua mãe biológica. Sim, a diversidade também é família. E Rosane Magaly Martins nos brinda com novos dados e ações da ONG Mães do Amor.Diversidade que está indicada entre as finalistas do Prêmio Viva Blumenau, promovido pela NSC TV.
    “Acompanhamos o processo de montagem e as apresentações de estreia do espetáculo A SEGUNDA EVA. Foi o último evento antes da pandemia de COVID19 e agora em 03 de junho de 2023, tornei a assisti-lo. Apesar do tempo, a potência do espetáculo não foi reduzida, pois as denúncias e sofrimentos que nela são expostos no meio-fio de qualquer cidade são urgentes. A drag queen Eva Pepper pode ser qualquer pessoa da diversidade, que por não ser aceita por padrões morais e dogmas religiosos, são vítimas diárias do preconceito, da violência, do sofrimento. Não sei se Deus existe, se tem corpo, sexo e gênero. Mas se existisse, seria, com certeza amor. E é este pedido de amor que vejo dentro dos olhos da personagem e de todas as pessoas da diversidade, que insistem em resistir e viver. Era sobre isso e sempre será!” (Rosane Magaly Martins, coordenadora da ONG Mães do Amor.Diversidade)
    Abrir espaço para quem luta e resiste em cidades ainda menores é fundamental para que avancemos em conquistas sobre direitos da diversidade na região. O Sarau teve a honra de receber a ilustre performance de Gloria Godiva: “Estar com a Cia. Carona de Teatro, com pessoas como Persephone e Sheron, Fábio e Pépe é um mergulho no abraço da amizade e na cultura de Blumenau da melhor maneira possível. Foi maravilhoso ser recebida no afago das musas e amigos em meio à platéia e organização. Ressalto a questão do ambiente e recepção porque estes são fundamentais para o desabrochar artístico de ideias saudáveis e produtivas socialmente. O espetáculo A Segunda Eva, estrelado por Eva Pepper, deu o tom da noite e trouxe tudo isso que mencionei e muito mais. Me sinto grata e honrada de ter feito parte desse momento. Que venham mais!” (Gloria Godiva, artista drag queen, Timbó – SC).
    Para fechar o Sarau, ninguém menos que a Diva travesti, rainha do fervo e da responsa, baluarte da resistência LGBTQIA+ em Blumenau e região, Sheron D’Ávila:
    “Fazer uma participação especial no encerramento do projeto Circula Eva, Circula foi maravilhoso. Momentos de muitas risadas, alguns momentos que emocionam, tocam profundamente. A equipe muito atenciosa conosco que fizemos nossa parte, performando no Sarau. O público, nem se fala, foi extremamente acolhedor. E que venham mais projetos assim! Sucesso sempre, porque esse foi maravilhoso! Beijos a todas, todos e todes!” (Sheron D’Ávila, mulher travesti e performer)
    Após o Sarau a DJ Persephone Pepper fez todes dançarem com sua animada discotecagem.
    Assim, com festa e luta, com muitas cores, brilhos e emoção, encerramos as ações formativas e apresentações do projeto “Circula Eva, Circula!”, contemplado no Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, através do Edital nº 004/2021, do 4º Prêmio Herbert Holetz. Patrocínio: Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau, Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau, Prefeitura de Blumenau.

































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  • Circula, Eva Circula! Em Brusque!
    Sim, ela esteve lá! Nós estivemos e foi um encontro de muitos corpos pulsantes por encontros, por fazer arte e por defender os direitos das pessoas LGTBQIA+. Uma noite daquelas que a gente respira juntes, dá as mãos, se abraça e a vida ganha muitos sentidos.
    Nós da Cia Carona fomos afetuosamente acolhidos pelas pessoas responsáveis pelo Centro de Direitos Humanos – CDH, que aproveitaram as ações do projeto Circula, Eva Circula para promover uma grande noite cultural, com comidinhas, bebidas, muito público e carinhos.
    Após a apresentação do espetáculo aconteceu o Sarau com a participação das artistas locais Daivid Matias Krause, Douglas Leoni, Luca Rodrigues e Tuany Fagundes.
    Estas ações também contaram com a participação da querida intérprete de libras Cynthia Philippi.
    Nossas inquietações, sensações e emoções puderam ser partilhadas em uma grande Roda de Conversa intitulada Drag-Quem?.
    Este conjunto de ações constitui-se como um destes encontros que as palavras não dão conta de traduzir o acontecimento, mas nos parece que trazer as vozes de algumas pessoas que participaram do evento possa fazer você sentir um pouquinho do que as ações do projeto Circula, Eva Circula têm provocado por onde passou:
    “Muitas vezes, quem está de fora não compreende o tamanho da importância desse tipo de evento. Não raro, é um desafio para nós artistas LGBTQIAP+ trazermos nossas vivências e anseios, com gêneros e sexualidades dissidentes, para o palco. Ter um momento como esse, com casa lotada, podendo experimentar, criar, errar e celebrar esse tipo de encontro nos traz esperança e força, por conseguirmos perceber, novamente, que temos voz, que querem nos ouvir, que podemos escutar nossas pares, nossas diferenças e que sim, temos público! Um público ávido e curioso, que também anseia por mais momentos assim. Depois de anos de rigidez, medo e insegurança, percebo que temos que agarrar este novo ciclo, e nos unirmos com aquelas pessoas que fazem parte de nossas histórias e que estão com a gente para o que der e vier. Nós não estamos sozinhas e eventos como este serão cada vez mais comuns, numerosos e procurados. O caminho nunca foi e não será fácil, mas é no encontro de nossas vidas e nossas artes que vamos (re)criando trajetórias, para as que vieram, para as de hoje e, sem dúvida, para um amanhã mais colorido para todas nós!
    VIDA LONGA AOS DRAG KINGS E ÀS DRAG QUEENS! VIDA LONGA ÀS NOSSAS EXISTÊNCIAS SEM CULPA! VIDA LONGA À EVA E À CIA CARONA! SIGAMOS
    (Tuany Fagundes)
    “Vivenciar experiências como a que tivemos o privilégio de assistir/viver na apresentação de A Segunda Eva – Cia Carona, é daqueles momentos inesquecíveis na nossa trajetória de lutas e sonhos!” (Ana Beatriz Baron Ludvig, ativista de Direitos Humanos, membra do Centro de Direitos Humanos de Brusque, Conselheira do Conselho Estadual de DH.)
    “Foi um presente receber a Eva e demais artistas no espaço do CDH Brusque. Tanto pela chance de vermos o trabalho incrível da Cia Carona de perto quanto pela possibilidade de fomentar a troca local – criando, produzindo e incentivando uma agitação que queremos ver frutificar. Eva é um espetáculo fundamental e maravilhoso! Nos fez rir e chorar, nos emocionar – ao termos a chance de visitar um pouco do mundo Drag Queen – e também nos indignar – confrontando uma realidade que ainda violenta tanto a existência das pessoas LGBTQIAP+. Termos a plateia cheia reaviva nossas esperanças de que um mundo mais diverso é possível e melhor – que mesmo e apesar de tudo existimos, seguimos, resistimos e continuaremos fazendo muita arte e festa. Obrigada e já queremos mais!
    (Rafaela F. Kohler, CDH/Brusque)
    Nós também queremos mais e vamos continuar lutando por nossos sonhos e lutas, para fazer do amanhã mais colorido!!!! Em Brusque, em Blumenau, no Vale do Itajaí, por onde estivermos presentes, esta será a nossa busca!
    Te convidamos a se juntar a nós na criação desses mundos mais diversos, respeitosos e acolhedores para todas as pessoas. Participe das ações artísticas promovidas na sua cidade, se deixe afetar pela arte, sem medo de aceitar a transmutação dos padrões, de encarar nossos modos preconceituosos de transitar pelo mundo. Vem, circula com a gente, circula!



























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  • 25ª MOSTRA CARONA DE TEATRO
    A Carona Escola de Teatro realizou a 25ª MOSTRA CARONA DE TEATRO nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. As apresentações de cinco espetáculos ocorreram no Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes, no Centro de Blumenau.
    Evento consolidado por sua frequência e qualidade, a Mostra Carona de Teatro integra o calendário cultural de Blumenau e região. Todos os anos, as turmas de alunes da Escola sediada no Teatro Carlos Gomes apresentam seus trabalhos, levando à público o que aprenderam nas atividades curriculares do Curso Livre de Teatro.
    “Nas Mostras anteriores as montagens geralmente surpreenderam a plateia com uma “pegada” contemporânea, com temáticas sempre questionadoras, abordando temas e pautas necessárias na sociedade em que estamos inseridos, e neste ano não foi diferente. Nos surpreendemos assim como a plateia.”, diz Pépe Sedrez, um dos professores e diretores da Escola. “Nosses alunes sempre têm algo a dizer e nós, enquanto escola de arte, nos orgulhamos por ser um veículo propício para propagação dessas múltiplas vozes.”, continua o professor.
    Espetáculos apresentados:
    Alguns Corpos
    Turma adulta – Prof Sabrina Moura
    Sinopse: Alguns corpos nascem e até morrerem representam muitos papéis. Alguns corpos são homenageados após a morte. Outros corpos são desprezados ao nascer. Alguns corpos são arrebatados pela incompreensão e pela violência de outros corpos em relação a suas existências. Alguns corpos se reconhecem ao perceber outros corpos. Alguns corpos se reúnem em um ritual artístico. Quais corpos são convidados a entrar na cena das nossas vidas? Que corpos escolhemos amar?
    Atuação: Alexandre da Silva Corrêa, Alice Ales Glam, Bruna Hedler, Cynthia Philippi, Josiane Patrícia Morastoni, Larissa Luksik, Patrick Yan e Vanessa Martins.
    Assistente de Direção: Regina Goularte
    Assistente de Criação:: Taly Lima
    Direção Musical: Bruna Hedler
    Dramaturgia: Sabrina de Moura e Fabrício Theiss
    Figurino: Alice Ales Glam e Vanessa Martins.
    Cenário: Alexandre da Silva, Josiane Patrícia Morastoni e Patrick Yan
    Maquiagem: Alice Ales Glam
    FOTOS ALGUNS CORPOS – Por Sabrina Marthendal















    VAZÃO IN 
    Turma Adulta – Prof. Pépe Sedrez
    Sinopse: Invasão: “In”, dentro. “Vazão”, fora. Algo que invade de dentro para fora, supomos. Alienígena deve ser uma vestimenta de si. É! Algo que se veste e representa o papel de ser quem é. Viver se torna uma longa audível expiração de cansaço e movimento seguido por um abocanhar faminto de nós mesmos.
    Atuação e Dramaturgia: Alan Willecke, Arthur Silva Félix, Du Mesacasa, Gabriel Brasil, Júpiter Tolfo, Leonardo Baraúna, Natália Schmitt, Rafael dos Santos e Will Del Souza
    Vídeo: Will Del Souza / Máscaras: Rafael dos Santos / Trilha Sonora: Leonardo Baraúna
    Part. Especial: Schi, como Musitron 3.000
    FOTOS VAZÃO IN – Por Sabrina Marthendal















    C_ASAS 
    Turma Crianças – Prof Sabrina Marthendal
    Sinopse: CASA – Local onde se mora. Residência, habitação, domicílio, moradia, teto.
    O dicionário está cheio de respostas sobre o que é uma casa…
    Mas, de verdade, o que é uma casa?
    E onde a gente está quando a gente está em casa?
    O espetáculo, criado coletivamente a partir de diversas vozes, traz a história de nove meninas à procura de suas casas esquecidas e os caminhos que percorrem para encontrá-las.
    Atuação: Alice Prade Cordero, Beatriz Reichert, Cora Tomaselli Refosco, Gabriela de Souza Maes, Julia Pinheiro, Luisa Furtado, Sofia Raatz Goll, Vitória dos Santos Cota e Amanda Borges de Almeida Campos
    Assistência: Angie Rodrigues
    FOTOS C_ASAS – Por Sabrina Marthendal















     
    AS ÁRVORES DE NICOLAU
    Turma Clown – Prof James Beck
    Sinopse: Todo ano é a mesma coisa, coloca os enfeites, pendura os lacinhos, liga o pisca-pisca e ela tá pronta. E dessa vez vamos colocar novamente a estrela lá no topo. Porém antes é preciso tentar resolver um problema, pois inventaram de cortar todos os pinheiros na base da motosserra, desenfreadamente. Liga pra um, liga pra outro e nada muda. Contam histórias e ninguém se sensibiliza. Não bastasse todo o caos, existe ainda um outro detalhe: O Nicolau está desaparecido.
    Atuação: Artur Gewehr, Eduarda Loregian, Franciele da Silva Peretiatko, Jaqueline D’Olanda Ferrando, Leonardo Baraúna, Lizandra Tavares Monteiro e Nayara Becker
    FOTOS AS ÁRVORES DE NICOLAU – Por Sabrina Marthendal















    MEDO
    Turma Adolescentes – Prof Fábio Hostert
    Sinopse: O medo é um estado emocional que surge em resposta perante uma situação de eventual perigo. Então o medo é uma coisa boa?!?
    Você tem medo? Quais são os seus medos? O que seria de nós sem o medo? Sem querer armar um tratado sobre o tema, apresentamos algumas situações para refletir como lidamos e o que hoje realmente pode nos causar o tão famigerado medo.
    Atuação: Alice de Oliveira Andrade, Antonia Martins Philippi Carneiro, Gabriel Henrique Arndt, Gabriel Oliveira, Gabriela Maciel Gomes, Heitor Moretto Koch, Isadora Teixeira, Maitê Maria Barni Boaventura, Maria Alice Lima, Maria Eduarda Ferreira, Nicolly Borgo Garcia, Paola Bormanieri, Thalyta Lana Gabrielle Habitzreuter e Valentina Canali Abdala
    Assistência: Beatriz Walz
    FOTOS MEDO – Por Sabrina Marthendal















    Fotos dos espetáculos acesse
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  • Inscrições Abertas para Cursos de Teatro 2024
    Tem vontade de fazer algo diferente? De se aprofundar ou mesmo experimentar um pouco da arte teatral? Então vem com a gente em 2024!
    O Curso Livre da Carona Escola de Teatro é oferecido para formar atrizes e atores que estejam interessados em seguir carreira, ou aqueles que buscam mais desenvoltura, desinibição ou mesmo um hobby. Com encontros semanais de 2h cada, com apresentação final de ano no Teatro Carlos Gomes.
    O Curso oferecido pela Carona Escola de Teatro é reconhecido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão Santa Catarina (SATED-SC). Completando carga horária total de 100 horas.
    O ano letivo é dividido em duas partes:
    1 – Preparação da/o atriz/ator: nesta etapa, são trabalhados os princípios básicos de interpretação, improvisação, presença cênica, jogos e dinâmicas teatrais;
    2 – Montagem: nesta etapa, a turma entra no processo de montagem do espetáculo que terá relação com o tema do ano. A mostra acontecerá no mês de dezembro de 2024.
    As aulas têm início na primeira semana de fevereiro, de acordo com o dia da sua turma.
    Turmas e horários:
    Adulta (a partir de 18 anos) Prof. Pépe Sedrez – 2ª feira das 19h às 21h
    Crianças (7 a 11 anos) – Prof Sabrina Marthendal – 4ª feira das 13h30 às 15h30
    Adolescentes (12 a 17 anos) – Prof Fábio Hostert – 4ª feira das 16 às 18h
    Adulta (a partir de 18 anos) Prof James Beck – 3ª feira das 19h às 21h
    Clown/palhaçaria (a partir de 16 anos) Prof James Beck – 6ª feira das 19h às 21h
    Adulta (a partir de 18 anos) Prof Sabrina de Moura – sábado 9h30 às 11h30
     
    Inscrições:
    Inscrição – Curso Livre Carona Escola de Teatro 2024 (Maiores de idade). Cliquei aqui
    Inscrição – Curso Livre Carona Escola de Teatro 2024 (Menores de idade). Clique aqui.
     
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  • Intersecções Poéticas: Ações de Mediação
    Bem vindes espectadoras/es!!!
    Essa é a nossa proposição de mediação teatral do projeto Intersecções Poéticas. Com muito carinho e trabalho, adaptamos o que seriam os encontros presencias com as/os espectadoras/es antes das apresentações da nossa programação, em uma proposta de mediação virtual. Dentro do que nos é possível neste momento de distanciamento social, convidamos você a entrar em contato com o material que preparamos para a peça “É Tentando que se Desiste”.
    Você poderá vivenciar um pouquinho da linguagem clown (palhaço) com as dinâmicas que criamos especialmente para você espectadora/or! Leia as nossas dicas na apresentação do material e reserve um tempinho para essa vivência.
    Depois conte pra gente como foi!!! A primeira transmissão do espetáculo será no dia 07/02, às 20h.
     
    Acesse os materiais: https://bit.ly/2MyIN2V
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  • Intersecções Poéticas
    Começamos o ano de 2021 comemorando os nossos 25 anos de trajetória!!!
    Nossa festa vai durar mais de dois meses, será a distância, mas cheia de afeto e com muita vontade de reencontrar todes presencialmente.
    Por enquanto, convidamos a todes para participar da nossa celebração na versão online.
    Intersecções Poéticas é o nosso projeto festivo, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019, que conta com transmissões de espetáculos teatrais gravados e ao vivo, oficina, ações formativas, ciclos de leituras, e muitos bate-papos!
    Para participar de algumas atividades é preciso fazer inscrição. Confira nossa programação completa e acompanhe os detalhes de cada ação nas nossas redes sociais.
    O projeto inicia nesse sábado, às 20h, com o espetáculo “A Segunda Eva”.
    Esperamos vocês nos nossos festejos virtuais.

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  • Curso Expresso Online

    Links para informações e inscrição
    Adultos:
    encurtador.com.br/abpCT
    Adolescentes:
    encurtador.com.br/cly34
    Crianças:
    encurtador.com.br/CUWX0
    Vem fazer teatro com a gente!
     
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  • Estreamos!

    Estreamos! As experiências começam a ser testadas agora com o público. Algumas se confirmam, outras se adaptam, como, por exemplo, quando usar o microfone, quando beber (pois o bar da boate estava funcionando). Porém, uma sensação se confirma, Eva está num espaço, tanto físico quanto dramatúrgico que a guia e traz concretude a seu discurso, mas com muitos espaços. Para seus improvisos, para seus “números” (dublagem, canto etc.), seus gritos de luta, seus chavões e, principalmente, sua relação bem-humorada e afetuosa com o espectador, ainda assim cumprindo uma curva dramatúrgica não linear, que faz parte dos fundamentos da Cia Carona de Teatro. Para isso, trazemos um depoimento de nosso dramaturgo:
    O trabalho de dramaturgia do espetáculo “A Segunda Eva” consistia em levar Eva Pepper, drag queen do ator Fábio Hostert, já bastante conhecida pelo público blumenauense, para “dentro” de uma peça. Para isso, era importante deixá-la livre, longe das “amarras” de marcações rígidas e textos metodicamente decorados. Além disso, diante da situação política catastrófica vigente em nosso país, não queríamos deixar de nos posicionar. Procuramos buscar em Eva Pepper o caminho a ser seguido, deixando que ela e o seu sarcasmo nos guiassem (Gregory Haertel).

    Realizamos apenas três apresentações presenciais. Quatro dias depois da estreia, explodiu a pandemia do Covid-19. 
    Ainda sobre a estreia, trazemos o depoimento de Ruan Rosa:
    A “Segunda Eva” foi uma experiência entre arte e realidade muito interessante. O espetáculo testemunha não só a experiência de uma vida, e da criação de uma identidade, mas também é uma proposta de alteridade através da experiência estética que é o teatro e também a arte drag. Com Eva, podemos sentir as dores e as alegrias que atravessam a existência de uma identidade marginalizada. Sem falar do aspecto contemporâneo e cosmopolita da discussão que o espetáculo traz para uma cidade de médio porte, e mentalidade pacata, como Blumenau. Eva é única, mas nos convoca a pensar na experiência de muitas outras “Evas” que existem mundo afora (Ruan Rosa).
     

     
    Temporada de Estréia – dias 12, 13/03 as 20h e dia 14/03 as 19h – Na Box Music – Blumenau
    Sinopse de A Segunda Eva
    “Eva é ela, a drag, a rainha, a deusa. Ela é livre e, sendo livre, pode ser muitas. Eva ri de si mesma, rida sociedade hipócrita e intolerante que nos cerca, ri das pessoas e faz as pessoas rirem. Sozinha no meio do público, sob luzes e roupas extravagantes, ela também chora. Mas jamais abdica da diversão e da afetividade. Assim como ela não é a primeira, o mundo também pode se tornar um segundo mundo. Mais divertido. Mais tolerante. Mais colorido. É nisso que A Segunda Eva acredita”.
    Ficha Técnica 
    Atuação – Fábio Hostert 
    Direção – Pépe Sedrez 
    Produção – Sabrina Marthendal, Sabrina Moura e James Beck 
    Dramaturgia e Letras – Gregory Haertel 
    Músicas – Edu Colvara 
    Participação em Funk da Eva – Mayla Valentin
    Arranjos e produção musical – Junior Marques
    Preparação vocal – Mareike Valentin 
    Figurinista – Salomé Abdala
    Olhares Colaborativos – Barbara Biscaro, Carlos Simioni, Lenilso Silva, Marilei Post, Aline Cruz, Maldita Hamer, Suzaninha Richthofen, Gabriela Dominguez, Sabrina Marthendal, Sabrina Moura, James Beck, Angie Cavalheiro Rodrigues, Eduarda Matiello, Dona Lígia Schmidt e Espectadorxs participantes das Mostras Processuais e Rodas de Conversa.
     

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    Estreamos!

    Experiências

    Metodologia colaborativa

    Linguagem e à espacialidade do espetáculo

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  • Experiências
    Após as experiências com as 3 mostras processuais, os diálogos com os integrantes da Cia Carona e a continuidade dos ensaios, decidimos na quarta mostra romper com quase tudo que tínhamos. Eva foi para um espaço junto ao público, sem lugares definidos para plateia, intercalando algumas cenas já compostas com outras propostas de jogos diretos com a plateia, como o tradicional “eu nunca…”.  Sem a preocupação de uma linha dramatúrgica, mas sim, com foco na relação com a plateia. Bingo! Era isso que faltava. Eva jogando mais, se relacionando mais, estando mais livre, inclusive espacialmente. 

    4ª Mostra Processual – em 12/02/2020 às 20h – na Cia Carona (Teatro Carlos Gomes).
     
    Claro que após essa experiência, percebemos o “meio termo”, unindo essa liberdade, com as curvas dramatúrgicas. Cia Carona e Gregory, dramaturgo, trabalham muito próximos tecendo esta trama final para A Segunda Eva.
    Esses percursos pelas mostras processuais, somados as avaliações destas experiências e ensaios finais nos levaram a colocar Eva numa boate! Colamos cenas, jogos, dublagem, canto, risos e angústias conectados com essa espacialidade. A boate não funcionará com sua função primordial, mas nos colocaremos nesse espaço junto ao público e isso nos trará inúmeras possibilidades para que nossos anseios se concretizassem, assim como o risco do conteúdo poder se perder, é um espaço onde todos estarão fora da zona de conforto quando se pensa numa peça teatral.
    Agora é aguardar pela estreia!

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    Linguagem e à espacialidade do espetáculo

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  • Linguagem e espacialidade do espetáculo
    Com relação à linguagem e à espacialidade do espetáculo, precisávamos manter a Eva “livre”, a Eva “diálogo”, a Eva “improviso”; e, ao mesmo tempo, estabelecer as curvas dramatúrgicas que nos interessam na composição de uma obra teatral. Neste momento, citamos outra ação de nosso projeto: as Mostras Processuais. A ideia dessas mostras é promover a troca e criar junto, buscando expandir as possibilidades do processo proposto pelo grupo para montagem dessa obra: colaborativo e inclusivo. Nelas, apresentamos, publicamente, partes do espetáculo que estávamos construindo. Essas mostras foram cruciais para percebermos, a partir do retorno do público, se nossas propostas estavam se consolidando, em nossos anseios, com A Segunda Eva. 

    1ª Mostra Processual – 12/11/2019 – às 18h30 – na FURB (Sala S-113). Dentro da IX Semana Acadêmica de Artes
     

    2ª Mostra Processual – 13/11/2019 –  às 19h – na Cia Carona (Teatro Carlos Gomes).
     

    3ª Mostra Processual – 13/12/2019 – às 20h – na Cia Carona (Teatro Carlos Gomes) Dentro da programação da 22ª Mostra Carona de Teatro
    Até a terceira mostra, já tínhamos algumas músicas compostas e cantadas por Eva, textos, corporeidades e vocalidades vindas dos trabalhos com os profissionais anteriormente citados. Mas, Eva ainda estava numa relação bastante “formal”, apesar de dialogar diretamente com o público. Ainda estava um pouco engessada dentro da dramaturgia que estávamos compondo. Percebemos, assim, que faltava jogo com o público, que faltava quebrar com a história que estávamos contando, apesar de não ser linear, nem temporal. Desafio a ser experimentado na próxima e última mostra processual.
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    Metodologia colaborativa

    https://ciacarona.com.br/linguagem-e-a-espacialidade-do-espetaculo/
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