A CARONA ESCOLA DE TEATRO

A Carona Escola de Teatro foi criada no ano de 2004, logo após a Cia Carona de Teatro ter apresentado proposta vencedora na licitação para ocupar espaço e administrar a Escola de Teatro do Teatro Carlos Gomes, ofertando hoje: Curso Livre de Teatro para crianças, adolescentes, jovens e adultos; Curso de Clown para adolescentes, jovens e adultos; Workshops, oficinas e intercâmbios com grupos teatrais; Mostras de Teatro. O corpo docente conta com profissionais qualificados, com curso superior na área teatral e ampla experiência em festivais, oficinas, intercâmbios e trabalhos nos âmbitos nacional e internacional. Seus professores atuam constantemente no mercado profissional através da Cia Carona de Teatro, acumulando vinte anos de acúmulos teóricos e práticos de uma companhia teatral estável, cambiados em aulas com os alunos.

“Encontramos no ensino-troca uma maneira de fortalecer o diálogo, a escuta e a organização de pensamentos em coletivos, do simples ‘pensar junto’ à formação de uma rede de alunos-atores-espectadores. Tudo isso buscando ampliar nosso pensamento político-social-artístico e, obviamente, crítico. E abrirmos espaço para estes pensamentos e vozes ecoarem em nossos processos de criação artística”.

Sobre nosso ensino

À Carona Escola de Teatro interessa proporcionar ao aluno/ator a vivência artística, mais especificamente teatral, não só apoiada em chavões do tipo: “teatro é cultura”, nem tampouco reduzida à meras possibilidades didáticas de transmitir informações; mas acima de tudo, enquanto arte em si. O ato teatral é também um ato comunicativo, onde o público deve apreender o sentido daquilo que o ator está mostrando, ou melhor, vivendo. Acreditamos que seja o corpo do ator, o lugar onde esse sentido se manifesta, atravessa o espaço e chega ao olhar do espectador. É precisamente nesse “caminho do sentido” que o ator encontra seu terreno de trabalho, é nele que a Cia Carona há vinte anos trabalha e é também onde encontramos uma possibilidade de ensino da arte de representar. Nesse eixo técnica/criatividade está apoiada a proposta pedagógica da Carona Escola de Teatro.