CENA CATARINA 2 – Seleção de Projetos para Montagem Teatral – RESULTADO
No dia 2 de agosto de 2025 às 10 horas, em reunião on-line via Google Meeting, reuniram-se os membros da Comissão de Seleção do Edital de Montagem, inscritos no Edital Cena Catarina 2: Deda Silveira e Yonara Marques, juntamente com Sabrina Marthendal e James Beck representando a Cia Carona de Teatro, tendo ainda a produtora Camila Pimenta secretariando esta reunião. A referida Comissão, em comum acordo, selecionou 2 (duas) propostas de montagem para compor a programação oficial do Cena Catarina e indicou 2 (duas) propostas de montagem para compor a suplência. Foram 8 (oito) propostas inscritas, e os critérios de seleção que guiaram as escolhas foram: Qualidade artística do projeto; Viabilidade técnica e financeira; Originalidade e relevância cultural; Currículo da equipe envolvida; Impacto cultural, potencial de circulação e formação de público; Inclusão de pautas afirmativas nas temáticas da montagem; e Composição da equipe com base em ações afirmativas.
Propostas Selecionadas por esta Comissão:
Escova de Tanque – DENGO
Teatro Lambe Rua – Ana Acácia
Propostas Suplentes
1º O Rato Rei – Cia Quiçá de Artes Cênicas e Produções Artísticas
2º Vagalumes – Cia Movin
A Comissão destacou ainda importância de cada uma das propostas inscritas, o que aponta a pluralidade artística na cidade de Blumenau, constante busca por qualificação e profissionalização dos(as) artistas locais
Sem mais para o momento a Comissão lavra esta ata.
Deda Silveira (selecionadora)
Yonara Marques (selecionadora)
Sabrina Marthendal (selecionadora representante da Cia Carona)
James Beck (selecionador representante da Cia Carona)
Camila Pimenta (produtora)
Sobre os curadores:
DEDA SILVEIRA- Artista multidisciplinar, produtora cultural, arte educadora, curadora de projetos culturais. Licenciada em Artes Visuais e especialista em Arte Educação, há 25 anos atua em projetos culturais, em especial na interlocução com as infâncias. Formanda em Psicanálise, com direcionamento às perspectivas teórico-práticas da psicanálise, educação e autismo. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau como titular da cadeira de Biblioteca Literatura e Livro (Gestão 2023-2025); integra a Ativa Rede Educação e Cultura (Itajaí-SC) onde atua como artista, produtora e curadora de projetos socioculturais. Atualmente sua pesquisa envolve experiências interdisciplinares em performance com as infâncias.
YONARA MARQUES – Atriz, produtora e mestre em Artes Cênicas pela UDESC, é uma das fundadoras do Grupo Teatro Revirado (SC), com atuação profissional desde 1997. Recebeu prêmios de melhor atriz em diversos festivais nacionais e circulou por 18 estados com o espetáculo JÚLIA, pelo Palco Giratório do SESC. Idealizadora do Festival Nacional de Teatro Revirado, também atua como figurinista, diretora e mentora artística. Em 2025, está em circulação com o projeto Baú de Histórias, do SESC-SC, além de diversos festivais pelo Brasil e Portugal.
SABRINA MARTHENDAL – Atriz, fotógrafa de cena e professora. Bacharel em Interpretação Teatral pelo Curso de Artes Cênicas da Universidade Regional de Blumenau – FURB e formada em Fotografia no curso sequencial da mesma instituição. Começou a estudar teatro e fotografia desde 1997, realizando diversas oficinas complementares no campo da atuação com grupos como Periplo Compañía Teatral (Buenos AIRES/AR), Grupo XIX de Teatro (São Paulo/SP) e Núcleo Interdisciplinar De Pesquisas Teatrais Da Unicamp – LUME (Campinas/SP). Atualmente é atriz/pesquisadora na Cia Carona de Teatro e professora na Carona Escola de Teatro. É fotógrafa cultural ativa, trabalhando com diversos grupos teatrais da região e instituições culturais.
JAMES BECK – Bacharel em Artes Cênicas, com Pós em Educação. É Ator da Cia Carona de Teatro desde 2001 e Pesquisador de Palhaçaria. Atua como Professor, Diretor e Dramaturgo. Com mais de 30 anos dedicados à arte teatral, segue compartilhando saberes e ampliando seus próprios conceitos de arte, conectado com a contemporaneidade de quem propõe-se a estar criando em coletivos e de forma dialógica.