Oficinas do projeto – Fantasmagorias do Vale Europeu – fricções entre o real e o friccional de nossas memórias
Nós da Cia Carona estamos em processo de pesquisa para a criação de um novo espetáculo teatral e escolhemos direcionar nossos olhares para a(s) cultura(s) que nos compõem, com destaque a cultura germânica. Como parte desta investigação realizaremos 5 oficinas, cada uma ministrada por um/uma artista do grupo. As proposições entrecruzam os estudos que realizamos até o momento com as pesquisas individuais das artistas da Cia.
Confira no nosso as especificidades de cada oficina.
*Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920/2022*
Oficina ImagemXpeleXtempo – experiências fotográficas
Um encontro-troca que se propõe a explorar possíveis conexões entre imagemXpeleXtempo através de princípios da fotografia na rua e leitura de imagens. Através de uma saída fotográfica coletiva, os participantes seguirão um percurso que partirá da Casa Radünz, em Pomerode-SC, e avançará por seus arredores. Após a saída fotográfica será realizado um encontro virtual para revelação do material produzido.
Quando: 19/04 (sexta-feira) – 18h30min às 20h
Onde: Ponto de saída em Casa Radünz (Pomerode – SC)
Público: Pessoas interessadas com e sem experiência em fotografia
Ministrante: Sabrina Marthendal
Oficina Dos Silêncios aos Gritos
O artista e professor Pépe Sedrez propõe-se a construir junto à estudantes do Curso de Pedagogia Indígena da FURB e moradores da Terra Indígena Laklaño-Xokleng, situações de profundo silenciamento, sobretudo no que tange à coisas que a colonização e sua herança ainda presente – ou a ideia de uma sociedade perfeita, padronizada e, obviamente, branca – tanto se esforça para esconder. Como esse ideal branco procura transformar meninas indígenas em moças da sociedade europeizada – o caso de Korikrã Gensh – ou a exigência implícita que gera um comportamento sempre ‘na linha’ das pessoas à margem? Que coisas o dito Vale Europeu se recusa a ouvir? Que “sujeiras” são essas constantemente varridas pra baixo do tapete de um projeto higienista? A oficina se propõe a mergulhar nas entranhas desse silenciamento em contraposição à uma vontade/necessidade da explosão, do escancaro, do rasgo, do riso escarnecedor, do grito.
Que imagens vêm à sua memória quando pensa em coisas que não pode falar?
Quando: 26/04 (domingo) – 19h às 22h
Onde: Terra Indígena Laklaño-Xokleng (José Boiteux – SC)
Público: estudantes e moradores da Terra Indígena
Ministrante: Pépe Sedrez
Oficina Realeza Queer Oktober
MUDAMOS!
A oficina Realeza Queer Oktober vai se juntar ao dia do nosso compartilhamento da pesquisa, então, os participantes da oficina já farão parte desse lindo momento, regado a muito carão e chopp! Porque a Eva é alterada e grita É ASSIM QUE ELAS FAZEM. Bora?!
O artista Fábio Hostert, que pesquisa arte drag com Eva Pepper, a partir do olhar para a comunidade LGBTQIAPN+, propõe um encontro para que esta comunidade possa se montar (drag queen, drag king, etc) inspirada nos trajes típicos de fritz e frida difundidos aqui na região, e assim pensar sobre o aculturamento que sofremos a em nossa diversidade.
A proposta é um encontro prático de montaria mesmo, com orientações de maquiagem, produção e tudo que envolve esse universo!
Oficina: Realeza Queer Oktober
Quando: 27/04 (sábado) – 14h30
Onde: Espaço Gertrud Hering
Rua Gertrudes Gross Hering, 111 – Bom Retiro – Blumenau SC
Público: pessoas interessadas em arte drag maiores de 18 anos.
Ministrante: Fábio Hostert com a assistência do artista maquiador Enzo Debatin
Oficina Café com Memória
A artista Sabrina de Moura, vai mediar um encontro com trabalhadoras/es da indústria têxtil de Blumenau e região. A proposta parte das experiências da artista de ser filha de operários e de seus estudos no campo da mediação teatral. O encontro contornado pelo afeto dos alimentos, busca abrir espaço-tempo para a escuta, para as vozes e memórias que estes corpos carregam.
Oficina: Café com Memória
Quando: 17/04 (quarta-feira)
Horário: 14h às 17h
Onde: Museu Hering – Rua Hermann Hering, n°1740, Bom Retiro, Blumenau/SC
Público: Trabalhadoras/es da indústria têxtil com 60+
Você é esta pessoa? Venha compartilhar suas histórias conosco. Lembrou de alguém com este perfil? Indica por favor a oficina para a/o trabalhadora/or partilhar suas experiências.
Memórias Cômicas de uma Germanidade
O ator e professor James Beck, vai intermediar um encontro, onde de maneira orgânica os envolvidos irão resgatar histórias, recordações de família, canções que estejam guardadas em algum lugar das suas memórias e outros fatos que porventura marcaram a construção da sua personalidade, ou até a compreensão de uma realidade. E assim, resgatar através do “jogo” de compartilhamentos de oralidades quase esquecidas, alguns elementos que repousam no inconsciente, para que não fiquem perdidas ou esquecidas no passado.
Você tem histórias pessoais muito antigas pra contar? Então, espero que eu possa te encontrar para uma tarde gostosa de compartilhamentos, risos e memórias.
Oficina: Memórias Cômicas de uma Germanidade
Quando: 16/04, (terça-feira)
Horário: 14h às 17h
Onde: Rua Gustavo Zimmermann, nº 7340 – Itoupava Central – Blumenau/SC
Público: Pessoas com 60+
Ministrante: James Beck
Inscrições e mais informações: