Quem somos
SOBRE A CIA DA CARONA
A Cia Carona de Teatro é um coletivo cênico estável com sede em Blumenau/SC, fundada em 1995.
“Manter um grupo de teatro em atividade por mais de duas décadas, todos sabemos, não é tarefa fácil. Entre tantos altos e baixos, idas e vindas, a luta diária para que os problemas administrativo-financeiros não se instalem na sala de trabalho. Tanto suor, tanta energia, tanto empenho para criar algo e oferecer ao espectador. Sempre correndo riscos, pelos temas mais variados, a preocupação com a acolhida do público e ao mesmo tempo da crítica, querer acertar sem render-se à repetir uma fórmula já conhecida, já experimentada. Não fazer o fácil. Mas também não ser difícil. Não ser pueril, nem tampouco inacessível. Acreditar. Ter um firme propósito. Trabalhar muito e cada vez mais. Estudar. Galgar novos degraus. Aventurar-se em novas descobertas. Colocar-se em relação com o outro e consigo mesmo. Ter um olhar crítico e uma clara visão de mundo. Deixar-se contaminar. Ter o ímpeto do jovem artista revolucionário e a paz do artista maduro, contemplativo. Tudo isso para quê? Querer com todas as forças levar à cabo um projeto para, quiçá, encontrar um novo sorriso ou uma discreta lágrima. Uma expressão de espanto ou um olhar intrigado, reflexivo… Enfim… Tudo isso para estar com o outro, diante do outro. Dialogar artisticamente, poeticamente, verdadeiramente.”(Pépe Sedrez, ator, diretor e um dos fundadores da Cia Carona)
A dinâmica interna da Cia Carona, construída ao longo desses 23 anos, segue a lógica do coletivo e colaborativo. Seus integrantes desenvolvem atividades de pesquisa e produção de espetáculos cênicos, além do ensino de teatro. O foco de sua pesquisa é o trabalho do ator, buscando transformar em matéria concreta todas as provocações que o jogo da cena propõe. Estuda elementos pré-expressivos, o sentido nas ações, o desbloqueio corpóreo-vocal, explora o movimento/gesto/ritmo no tempo-espaço da encenação. Propõe a reflexão permanente sobre o fazer teatral contemporâneo e encontra lugares de (des)construção das potencialidades físicas. Conduz ao desenvolvimento de uma presença que leve os atores e atrizes a um encontro potente com seu material pessoal e consequentemente sua relação com o espectador. Investiga um corpo-voz vivo e presente. Experimenta exercícios de conscientização das possibilidades além cotidianas, almejando atingir lugares concretos do seu corpo-voz, compondo um vocabulário próprio de ações que servirão de base para o seu trabalho pessoal.
Esta pesquisa continuada visa ampliar as possibilidades técnicas e criativas de cada ator/atriz, quebrando suas resistências psicofísicas e encontrando o sentido em suas ações: “trabalhar sobre si mesmo”, usando termo de Constantin Stanislavski, explorando, simultaneamente, outras vertentes do fazer teatral, como o treinamento vocal, dramaturgia do ator, estética, plasticidade e musicalidade de maneira grupal e colaborativa. O grupo aceita os riscos de jogar com as possibilidades contemporâneas da cena, abordando temas como poder, perda, sexualidade, solidão, quebra de preconceitos e etc.
Percorreu vários estados, apresentando-se nos mais importantes festivais e mostras de teatro do país, destacando dentre estes: FIT São José do Rio Preto, FILO, Porto Alegre em Cena, riocenacontemporanea, Festival de Curitiba (Fringe e Mostra Oficial), FITUB, FENATIB, Floripa Teatro, SESC EmCenaCatarina (em 2002 com Os Camaradas e 2018 com Das Águas) Mostra SESC Cariri, Palco Giratório SESC Nacional 2003, com Os Camaradas (RJ, BA, AL, PE, CE, PB, MA, MT, DF).
Em 2004 foi escolhida para administrar a escola de teatro do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Nasceu então a Carona Escola de Teatro, o braço didático-pedagógico da Cia.
“Encontramos no ensino-troca uma maneira de fortalecer o diálogo, a escuta e a organização de pensamentos em coletivos, do simples ‘pensar junto’ à formação de uma rede de alunos-atores-espectadores. Tudo isso buscando ampliar nosso pensamento político-social-artístico e, obviamente, crítico. E abrirmos espaço para estes pensamentos e vozes ecoarem em nossos processos de criação artística”.
Atualmente a Cia conta em seu repertório ativo com os espetáculos A Parte Doente, Das Águas e É Tentando que se Desiste, além da contação de história Como Nasceu a Alegria.
INTEGRANTES
PÉPE SEDREZ, diretor, ator, professor de teatro
FÁBIO HOSTERT, diretor, ator, professor de teatro
JAMES BECK, diretor, ator, professor de teatro
SABRINA MARTHENDAL, diretor, ator, professor de teatro
SABRINA MOURA, diretor, ator, professor de teatro
PRINCIPAIS ESPETÁCULOS
1996 – “Lendo e Aprendendo”
1999 – “Romeu e Julieta”
1999 – “Então, é Natal… ”
2000 – “O Homem Ajuda o Homem”
2001 – “OS Camaradas”
2004 – “Urano quer Mudar”
2006 – “A Parte Doente”
2008 – “Volúpia”
2008 – “Renato, o Menino que era Rato”
2010 – “Passarópolis”
2010 – “É Tentando que se Desiste”
2012 – “Das Águas” 2015 – Como Nasceu a Alegria
PRINCIPAIS FESTIVAIS
2013 – 7º Itajaí em Cartaz
2013 – Aldeia SESC /Chapecó
2012 – XIX Festival Nacional de Teatro de Presidente Pudente FENTEPP
2012 – Aldeia Palco Giratório SESC, Itajaí
2012 – Projeto Maratona Cultural – Florianópolis
2011 – Projeto Vau da Vila, Barão Geraldo –Campinas
2011 – 24º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau
2011 – 16º FECATE – Festival Catarinense de Teatro –Rio do Sul
2010 – Aldeia Palco Giratório SESC, Joinville
2009 – Aldeia SESC Jaraguá do Sul
2009 – 14º Festival Catarinense de Teatro
2009 – X CAXIAS EM CENA – Caxias do Sul/RS
2008 – Festival de Curitiba- Mostra Contemporânea de Teatro
2008 – XV Festival Nacional de Teatro, Presidente Prudente, São Paulo
2008 – Aldeia Palco Giratório SESC Joinville
2006 – AR Cênico/ SESC Santo André
2006 – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto
2006 – Festival Nacional de Teatro de Cuiabá
2005 – 19º Festival Universitário de Teatro de Blumenau/FURB
2004 – FÓRUM CULTURAL MUNDIAL São Paulo/ SP
2004 – 28º FETEL – Festival de Teatro de Lages
2004 – Festival PIRA EM CENA – Piracicaba – SP
2003 – FILO – Festival Internacional de Londrina
2002 – 4a Mostra SESC Cariri de Teatro em Crato – CE
2002 – Riocenacontemporânea
2002 – IX Porto Alegre Em Cena
2002 – III Caxias Em Cena no Rio Grande do Sul
2002 – 16º Festival Universitário de Blumenau
2002 – 2º Festival Internacional de São José do Rio Preto
2002 – XI Festival de Teatro de Curitiba, na Mostra Fringe
2001 – 15° Festival Universitário de Teatro de Blumenau
2001 – 1° Festival Internacional de Teatro de S. José do Rio Preto (SP)
2001 – 1ª Mostra Internacional de Teatro de Grupo
2000 – 14° Festival Universitário de Teatro de Blumenau
1999 – 3° Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau
1998 – XI Festival Catarinense de Teatro
1996 – IX Festival Catarinense de Teatro
PRINCIPAIS EDITAIS E PRÊMIOS
2016 – Lei Rouanet de Incentivo à Cultura “Carona 20 anos”
2015 – Prêmio Funarte Myriam Muniz “Águas do Centro-Oeste”
2013 – Edital Estadual “Elisabete Anderle De Estímulo À Cultura”
2011 – Fundo Municipal de Cultura – “Montagem De Espetáculo Teatral Em Colaboração Com Várias Artes – Das Águas”
2010 – Prêmio Funarte Myriam Muniz – “Cia Carona – 15 Anos”
2010 – Edital Elisabete Anderle De Estímulo À Cultura. “Projeto de Circulação do Repertório da Cia Carona”
2010 – Fundo Municipal de Cultura – “Carona Pelas Comunidades”
2009 – Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua. “Montagem Passarópolis”
2007 – Fundo Municipal de Apoio a Cultura – “Montagem Volúpia”
2003 – Projeto Palco Giratório (SESC) – “Os Camaradas”
2002 – Projeto EnCena Brasil do Ministério da Cultura. “Circulação Nacional de Os Camaradas”
2003 – Edital FUNARTE de reabertura do Teatro Glauce Rocha. “Os Camaradas”
2002 – Projeto EMCENACATARINA de Teatro e Dança (SESC). “Os Camaradas”
2001 – Projeto EnCena Brasil do Ministério da Cultura. “Montagem de Os Camaradas”