SEM POESIA NÃO

Carona Escola de Teatro faz 15 anos e comemora com espetáculo gratuito

BLUMENAU – Há 15 anos nascia o braço didático-pedagógico da Cia Carona de Teatro. De lá para cá foram 21 Mostras, com mais de 150 espetáculos criados e apresentados por alunas e alunos.

Desde sua criação em 2004 e já com sede no Teatro Carlos Gomes, a Carona Escola de Teatro, concebida e dirigida pela Cia Carona, oferece a alunas, alunos e ao corpo docente caminhos para que estes possam aperfeiçoar-se cada vez mais na arte teatral. O curso é anual e, a cada ano, um tema chave é escolhido para nortear os estudos e montagens que são apresentadas na Mostra Carona de Teatro, evento que integra o calendário cultural do município.

São 15 anos marcados por muito trabalho, muita troca e muito prazer. O ensino na Carona Escola está fundamentado na dialética, ou seja, com a ideia central de que quem ensina aprende e vice-versa. O corpo docente conta com professores qualificados, com curso superior na área teatral e ampla experiência em festivais, oficinas, intercâmbios e trabalhos nos âmbitos nacional e internacional. Suas professoras e seus professores atuam constantemente no mercado de trabalho através da Cia Carona de Teatro, cuja fundação data o ano de 1995, ou seja: 24 anos de acúmulos teórico-práticos de uma companhia teatral estável, cambiados em aulas com os alunos.

A escola tornou-se um importante espaço no ensino das artes cênicas em Blumenau e, além do foco principal, que é o ensino das técnicas teatrais, outro objetivo é estimular a formação de grupos de teatro na cidade. Em sua grade curricular constam: Curso Livre de Teatro para crianças, adolescentes e adultos, curso de Clown/Palhaço, Curso Express de Iniciação Teatral, workshops, oficinas, intercâmbios com outros grupos e mostras.

O mergulho no jogo da linguagem cênica provoca a aluna/atriz e o aluno/ator a elaborar uma compreensão de vários elementos linguísticos propostos em uma montagem teatral, estimulando-o a apropriar-se desta linguagem. A partir desta apropriação a aluna/atriz e o aluno/ator desenvolvem a capacidade de lançar um olhar interpretativo para a vida, possibilitando compreendê-la de uma maneira própria. Concebendo, assim, que a tomada de consciência se efetive como leitura de mundo. Apropriar-se da linguagem cênica é obter condições para essa leitura.

O ato teatral é também o ato do espectador, onde o público cria sentidos para o objeto artístico, jogando com as possibilidades do que é apresentado em cena. Nesse sentido priorizamos trabalhar o corpo como lugar onde esses sentidos se manifestam, atravessam o espaço e chegam ao corpo do espectador.

É precisamente nesse “caminho do sentido” que a atriz e o ator encontram seu terreno de trabalho, é nele que a Cia Carona há tantos anos trabalha e é também onde encontramos uma possibilidade de ensino da arte de representar.

Da mesma maneira que a um poeta cabe dominar o idioma e a gramática para que possa escrever seus poemas dando um sentido às palavras, à atriz e ao ator cabe a tarefa de jogar com as possibilidades do seu corpo-sensível.

E agora chegou a hora de comemorar. Para isso preparamos “SEM POESIA NÃO”, um espetáculo especial, criado e apresentado por alunas e alunos de todas as turmas de 2019, com a participação de ex-alunas, ex-alunos e das professoras e professores da Escola.

Traga seu olhar curioso, sua pulsação, sua sensibilidade e venha celebrar conosco os 15 anos de atividades ininterruptas da Carona Escola de Teatro.

SERVIÇO

“SEM POESIA NÃO”

DIA 10/07/19

HORÁRIO 19:30

LOCAL Teatro Carlos Gomes, Auditório Heinz Geyer, Rua XV de Novembro, 1181 – Centro – Blumenau – SC

INGRESSOS gratuitos que devem ser retirados na bilheteria do Teatro Carlos Gomes a partir das 18:30 do dia 10/07/19.